Física, perguntado por mirian7511, 10 meses atrás

Como funciona um TERMÔMETRO de mercúrio? (FÍSICA) ​

Soluções para a tarefa

Respondido por DouglasOJ
27

O mercúrio tem um valor alto no seu coeficiente de dilatação volumétrico, ou seja, por ter um valor bastante alto de coeficiente de dilatação, ele aumenta, ou melhor dizendo, ele dilata, expandindo seu volume à uma pequena variação de temperatura. O volume do mercúrio ao ser aquecido se tende a expandir no tubo capilar do termômetro. Essa expansão pode ser medida através da variação do comprimento, ou seja, o tubo dilata e seu comprimento aumenta, em uma escala graduada que pode ter uma alta precisão de 0,05 °C.

Explicação:

Sendo composto por, basicamente, um tubo capilar de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo, contendo mercúrio.

Algumas vantagens do termômetro de mercúrio é que o ponto de fusão do mercúrio é - 40 °C e seu ponto de ebulição é 360 °C, divergindo bastante das temperaturas comuns em condições normais na superfície da terra, ou seja, para se fundir necessita de uma baixa temperatura e para ebulir de uma alta temperatura, onde em condições normais a Terra não alcança, devido a condução térmica ser alta, atingindo rapidamente o equilíbrio térmico e se mostra visível a temperatura, e devido ao seu calor específico ser baixo, não diminui significativamente a temperatura do corpo com que se tem o contato; o fato do mercúrio ser um líquido opaco e escuro gera uma certa facilidade a visibilidade da marcação e sendo também o vidro funciona como uma lupa tornando ainda mais visível a temperatura marcada.

Respondido por flavia10mr
8

Resposta:

O termômetro de mercúrio é o mais usado entre nós. ... O mercúrio, como todos os materiais, dilata-se quando aumenta a temperatura. Por ser extremamente sensível, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura, mesmo próxima à do corpo humano..

Explicação:

O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro

Perguntas interessantes