como funciona o sistema eleitoral brasileiro atualmente ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O sistema eleitoral brasileiro se divide em duas vertentes: as eleições majoritárias e as proporcionais. Na forma majoritária, são eleitas as autoridades do Poder Executivo: presidente da República, governador e prefeito. Vale o mesmo para o cargo de senador, do Poder Legislativo. Nesses casos, é eleito o candidato que receber a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais da metade dos votos apurados – excluídos os votos em branco e os nulos.
“Se nenhum candidato atingir a maioria absoluta na primeira votação, realiza-se um segundo turno entre os dois mais votados. Foi o caso da última eleição para presidente, em que Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) disputaram o segundo turno, que é decidido pela maioria simples de votos”, explica o professor da ESPM-SP Sílvio Henrique Barbosa. Ele ressalta que há uma exceção no sistema majoritário: prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores, e também senadores, são eleitos pela maioria simples de votos, não havendo segundo turno nesses casos.
O atual sistema eleitoral brasileiro funciona da seguinte forma: A cada dois anos são realizadas eleições no país, em que os candidatos são eleitos a partir do voto popular.
Como funciona o sistema eleitoral no Brasil?
O sistema eleitoral brasileiro é o responsável pela escolha dos representantes da população no governo. Essa forma de eleição foi definida conforme a Constituição Federal de 1988.
Conforme o sistema eleitoral brasileiro, a cada dois anos realizam-se eleições no país, a partir do sistema majoritário ou do sistema proporcional.
A eleição dos candidatos ocorre por voto popular de forma obrigatória para os maiores de 18 anos e abaixo de 70 anos, caso alcance a maioria simples dos votos (sistema majoritário) ou candidato e partido alcancem o quociente eleitoral (sistema proporcional).
Saiba mais sobre o sistema eleitoral brasileiro em: https://brainly.com.br/tarefa/1876700
#SPJ2