Como funciona o processo de criação de games? Quais são as etapas?
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Resposta:
O desenvolvimento de jogos eletrônicos é o processo na qual um jogo eletrônico é produzido. [1]A criação de jogos eletrônicos é de responsabilidade de uma desenvolvedora, a qual pode ser uma única pessoa ou uma grande empresa.
Etapa 1: Conceito: Esta fase inicial ocorre na elaboração da ideia de game, sua funcionalidade básica, o enredo, a viabilidade economica etc. Esta etapa termina quando se toma a decisão de começar a planejar o projeto de jogo.
O ideal, neste ponto, é gerar um documento de conceito de jogo com, no máximo, cinco páginas, que deve conter os seguintes componentes:
Premissa, diferenciais do jogo, perfil do público-alvo, tipo ou gênero do jogo, classificação etária, plataforma-alvo e requisitos de hardware, licenças e autorizações de terceiros, análise de competitividade, objetivos do game e perspectiva de retorno financeiro.
Etapa 2: Pré-produção ou planejamento: Fase com detalhamento do jogo, estilo de arte, plano de produção, level design, mecânicas de jogo etc. Nesta etapa participam programadores, artistas, escritores, designers, produtores e assistentes de produtores.
Segundo Novak, deve-se generalizar uma estrutura considerando os itens: interface do game, habilidade e itens dos personagens, mundo do game e motor (engine) pretendido para a produção.
Etapa 3: Protótipo: O protótipo pode ser produzido em formato digital, em papel ou qualquer outros recurso que apresente a ideia e macânicas pretendidas para o jogo.
Um dos elementos mais importantes do protótipo é ter um feedback, não só da equipe, mas de possíveis interessados no jogo, afirma a autora.
Etapa 4: Produção: Durante a criação do jogo, embora o documento de design esteja concluído, podem ser feitos certos ajustes, bem como o refinamento de mecânicas e outros elementos do jogo.
Nesta etapa, os artistas produzem os mapas e os personagens. Os programadores, por sua vez, codificam as interfaces e adicionam a Inteligência Artificial.
Etapa 5: Alfa: Nesta fase, o game é jogável do início ao fim. Assim, a equipe de qualidade valida o jogo, em todos os módulos, à procura de melhorias e defeitos. Os problemas são registrados em um banco de dados.
Elementos como interface básica, arte, áudio, recursos de multiplayer e outras questões técnicas já devem estar concluídos nessa etapa.
Etapa 6: Beta: Nesta fase, a ênfase está na correção de problemas. São chamados testadores on-line.
Neste momento, devem estar concluídos:
Código, conteúdos, texto em diferentes idiomas, navegação geral, interface do usuário, artes, áudio, manual do game e compatibilidades em geral já devem estar prontos para uso.
Etapa 7: Ouro: Finalizada a fase beta, o game é enviado para a fabricação e distribuição por mídia física ou digital.
Etapa 8: Pós-produção: Após a distribuição são corrigidos os bugs encontrados no game e outros problemas pontuais. Também são disponibilizadas atualizações ou expansões.
O objetivo, neste ponto, é conseguir dar maior longevidade ao jogo.
Além de produzir jogos, Jeannie Novak é responsável pelo capítulo Los Angeles da IGDA, compositora de temas musicais e cofundadora das empresas Novy Unlimited & Indiespace, ligadas à produção de games e soluções multimídia.
Explicação:
Espero ter ajudado