Ed. Técnica, perguntado por foxydemonof, 5 meses atrás

Como funciona o processo de abertura de uma empresa

Soluções para a tarefa

Respondido por iaraanali54
1

Resposta:

Para muitos a ideia de abertura de empresa no Brasil pode parecer maluca, ainda mais quando estamos em meio a um processo de recessão econômica. A questão é que é justamente nos momentos difíceis em que devemos acreditar que nossos negócios podem ajudar o país a melhorar, e é por isso que pensar nesse tipo de ação é tão bacana e tão interessante!

Agora, existem questões que precisam ser levadas em conta quando você se engaja nesse tipo de ideal, e a seguir nós vamos apontar os principais pontos que você precisa considerar para ir além nesse seu sonho:

Registre a empresa – Para que isso aconteça você vai precisar de uma quantidade abissal de documentos, que são as inscrições pedidas, os alvarás exigidos, as licenças concedidas e outros adventos como o CNPJ, por exemplo. A quantidade e a determinação vai variar de acordo com a sua área e forma de atuação;

Ter um contador – Ele é fundamental por uma série de motivos, mas é muito necessário para você manter o negócio em dia em todos os sentidos, o que é primordial para que a lei não bata com força na sua porta, te obrigando a lidar com questões complexas e difíceis ao extremo;

Buscar os alvarás de localização e funcionamento – Seja qual for o tipo de negócio escolhido você vai precisar buscar por isso, e normalmente são documentos que a prefeitura do seu município oferece.

Explicação:

coloca como melhor resposta

Respondido por flaviacarladealmeida
0

Resposta:

1. Encontre um contador de sua confiança

O primeiro passo é encontrar um profissional de contabilidade ou um escritório especializado, que possa lhe ajudar neste processo de abertura de empresa. Atualmente, há diversos conteúdos na internet que vão te auxiliar neste momento, porém é muito importante que você tenha o respaldo de um contador experiente. Ele vai tirar todas as suas dúvidas e dar mais segurança e agilidade ao processo.

2. Elaborando o Contrato Social

Esta é a etapa inicial para abrir empresa. O contrato social deve ser elaborado de maneira meticulosa, para não haver nenhum erro.

 

3. Registro na Junta Comercial / CNPJ

Após o recebimento dos formulários assinados pelo empresário, o processo segue para a etapa da Junta Comercial. Na sequência, os documentos serão protocolados na Junta Comercial para que seja registrado o seu contrato e gerado o CNPJ da sua empresa. Após o deferimento do processo pela Junta Comercial, a liberação do CNPJ demora, em média, um dia.

4. Inscrição Municipal

Na etapa seguinte é a hora da Inscrição Municipal. É o cadastramento na prefeitura do município onde ela está estabelecida. O objetivo é obter o número de identificação municipal. Isso nada mais é do que a permissão de funcionamento. Pode ser conhecida também como: Cadastro Mobiliário, Inscrição Municipal, CCM (Cadastro do Contribuinte Mobiliário), Alvará, entre outras denominações que representam o mesmo significado, dependendo da aplicação e da localidade.

5. Órgão de Classe

Existem algumas atividades, chamadas de regulamentadas. As empresas que exercem essas atividades, precisam fazer a inscrição no seu respectivo órgão de classe para atuar. Alguns exemplos de órgãos de classe são: CRC/CFC (Conselho Regional/Federal de Contabilidade), CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), entre muitos outros.

6. Certificado Digital

Será necessária a compra do Certificado Digital E-CNPJ do tipo A1 para que todas as operações e obrigações acessórias possam ser entregues com agilidade e, em alguns casos, também para emitir notas fiscais pela plataforma. O Certificado Digital nada mais é do que um documento eletrônico. Ele contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma espécie carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada através da internet torne-se perfeitamente segura, já que as partes envolvidas deverão apresentar suas credenciais, comprovando suas identidades.

7. TFE – Taxa de Fiscalização de Estabelecimento

Também conhecida por Taxa de Funcionamento, a TFE é uma taxa que deve ser paga para a prefeitura onde está a sua empresa e os valores estão em uma Tabela TFE. É um valor cobrado anualmente. No caso da Prefeitura de São Paulo, é cobrada no dia 10 de julho de cada ano. Essa é a data do recolhimento da primeira parcela ou da parcela única do ano. No caso do pagamento da primeira parcela no dia 10 de julho, as demais vencerão todo dia 10 dos meses imediatamente subsequentes.

Então, para o processo de abertura de uma empresa, precisamos de:

Encontrar um contador de sua confiança.

Elaborar o Contrato Social.

Registro na Junta Comercial / CNPJ.

Inscrição Municipal.  

Órgão de Classe.  

Certificado Digital.

TFE – Taxa de Fiscalização de Estabelecimento.

Espero ter ajudado!!

Bons estudos.

Perguntas interessantes