Como funciona a relação entre os dois – burguesa e operária- segundo Karl Marx. Nas classes sociais: a operária e a burguesa, os indivíduos só se relacionam, nesse caso, por causa do trabalho: o empresário precisa da força de trabalho o operário e este precisa do salário. As condições que permitem esse relacionamento são definidas pela luta que se estabelece entre as classes, com a intervenção do Estado, por meio das leis, dos tribunais ou da polícia. Essa luta vem se desenvolvendo há mais de duzentos anos em muitos países e nas mais diversas situações, pois empresários e trabalhadores têm interesses opostos. O Estado aparece aí para tentar reduzir o conflito, criando leis que, segundo Marx, normalmente são a favor dos capitalistas.
Questões sobre o texto.
1. Quem representa a classe burguesa?
2. Quem representa a classe operária?
3. Na relação entre as classes sociais, burguesa e operária, quem precisa mais da outra? Justifique sua resposta. 4. A luta entre empresários e trabalhadores vem se desenvolvendo há mais de duzentos anos em muitos países. Por que isso acontece? Quem aparece para reduzir o conflito e de que forma?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1. Alta burguesia: os que detém os meios de produção.
Media burguesia: os comerciantes e profissionais liberais.
Pequena burguesia: os pequenos comerciantes e artesãos.
Questão 2. Proletário + todas as camadas sociais que vivem da venda da sua força de trabalho.
Questão 3. Apesar da burguesia ser a classe dominada, é ela que precisa e depende da classe operária, afinal sem os trabalhadores eles não seriam quem são.
Questão 4. Essa luta vem se desenvolvendo há mais de duzentos anos em muitos países e nas mais diversas situações, pois empresários e trabalhadores têm interesses opostos. O Estado aparece aí para tentar reduzir o conflito, criando leis que, segundo Marx, normalmente são a favor dos capitalistas.
Explicação: Acho que é isso, foi o que coloquei na minha :)