Faça uma redação sobre o racismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O racismo é um tema que está sendo muito discutido na atualidade, inclusive no Brasil. Portanto, nada mais interessante do que estar por dentro de toda essa discussão para escrever uma boa redação, seja no Enem, seja no vestibular.
A melhor maneira é estar atento às notícias atuais, com a leitura de jornais, e ainda conhecer a estrutura básica dos textos dissertativos.
Confira abaixo algumas dicas importantes para desenvolver o texto:
1. Definição do conceito
racismo definição
Antes de mais nada, temos de pensar na definição do conceito de racismo, visto que ele ainda gera muitas dúvidas.
O racismo é um tipo de preconceito que está relacionado com as raças e etnias. Esse conceito está apoiado na ideia de superioridade racial, ou seja, de que existem raças superiores às outras.
Aqui também é importante definir os diferentes tipos de racismo que existem: o racismo individual, institucional, cultural, ambiental, dentre outros.
Além disso, podemos aumentar nosso repertório pensando em outros conceitos relacionados tais como xenofobia e bullying, também muito discutidos na atualidade.
Veja também: Racismo
2. Pesquisa e levantamento de dados
Pesquisa sobre o tema do racismo
Após entender a definição desse conceito, devemos buscar dados relevantes sobre o tema. Lembre-se de que esses dados poderão fazer parte da sua redação e, com certeza, darão maior propriedade a parte da argumentação.
É importante buscar dados recentes sobre o racismo no Brasil e no mundo. Assim, podemos pensar na leitura da Lei número 7.716/1989 em que as atitudes racistas são consideradas crimes inafiançáveis no Brasil.
A título de curiosidade, também podemos buscar informações fiáveis sobre os países mais racistas. Para isso, busque pesquisas recentes sobre o tema e de organizações que possuam algum crédito institucional.
Explicação:
O racismo é uma forma de discriminação e opressão que se baseia no preconceito e no odio pelo fato de uma pessoa pertencer a uma determinada raça. Ele é uma doença social que tem sido presente em todas as sociedades humanas ao longo da história, e continua sendo uma questão grave em muitos países até os dias de hoje.
O racismo tem várias formas de manifestação, podendo ser atitudes ou comportamentos de superioridade ou de exclusão em relação a pessoas de raças diferentes. Ele pode se manifestar através de piadas, brincadeiras, ofensas, preconceito, violência, segregação e até mesmo genocídio.
O racismo tem raízes profundas na história da humanidade, e foi utilizado como justificativa para muitas formas de opressão, como a escravidão, a colonização, a apartheid e outras formas de exploração. Mesmo depois da abolição da escravidão e da luta pelos direitos civis, o racismo continua a ser uma realidade em muitos países, especialmente nos Estados Unidos, onde há uma longa história de discriminação e violência contra afro-americanos.
Para combater o racismo, é necessário que as pessoas se conscientizem da sua existência e dos seus efeitos negativos, e que tomem medidas para eliminar essa forma de opressão. Isso inclui promover a igualdade de oportunidades e a justiça, lutar contra a discriminação e o preconceito, e promover a tolerância e o respeito pelas diferenças.
O racismo é uma questão complexa e profunda, que exige uma atitude de solidariedade, empatia e compromisso com a justiça e a igualdade. Só assim será possível construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.