como funciona a fotossíntese
Soluções para a tarefa
Resposta:
O processo da fotossíntese acontece quando a água e os sais minerais são extraídos do solo através da raiz da planta e acaba percorrendo pelo caule até as folhas em forma de seiva, que é chamada de seiva bruta. A folha absorve a luz do Sol através da clorofila, substancia que dá a cor verde das folhas das plantas.Assim a planta "transpira" e gera oxigênio
Explicação:
Por isso muitos dizem que as plantas e árvores são nossa fonte de oxigênio.
Olá!
O processo fotossintético é um processo de síntese de compostos orgânicos, ou seja, glicose/glucose que têm como consequência a sobrevivência da planta.
Desta forma, a planta utiliza a seiva bruta (transporta 99.5% de água e 0,5% de sais minerais) e a seiva floêmica (80% água e 20% de compostos orgânicos, essencialmente das folhas para os outros órgãos da planta), que possuem uma relação de independência da outra inevitável.
Desta forma, a planta, na sua célula, possui o cloroplasto, responsável pela realização da fotossíntese. Nele, ocorre, primeiramente, a fase fotoquímica, que ocorre ao nível da membrana dos tilacoides, e depois a fase química, que ocorre ao nível do estroma.
Em relação à fase fotoquímica, ocorre a oxidação da clorofila a, por ter sido excitada pela luz, perdendo elétrons que são transferidos para aceptores eletrônicos. Assim, o aceptor fica reduzido (numa reação de oxirredução). Também ocorre a oxidação da molécula de água, onde se resulta H+ e (que se liberta para a atmosfera, sendo esse o oxigênio que respiramos). Em seguida, há o fluxo de elétrons, na qual existe uma cadeia transportadora de elétrons, onde o nível energético dos elétrons vai baixando. As transferências de energia que ocorrem nas reações de oxirredução permitem a fosforilação da molécula de ADP, que passa à ATP (fotofosforilação). Em seguida, ocorre a redução do NADP+, onde os prótons provenientes da oxidação da água, juntamente com os elétrons provenientes do fluxo eletrônico da cadeia de transportadores, vão reduzir uma molécula transportadora de H+ e eletrões chamada NADP+ (dinucleótido de adenina nicotinamida fosfatado), que se transforma em NADPH + H+ . Assim, nessa fase, os elétrons provenientes dos átomos de hidrogênio neutralizam a clorofila, repondo os eletrões perdidos.
Agora, para a fase química, ocorre o ciclo de carbono/ciclo de Calvin, onde ocorre a fixação do CO2, onde o CO2 é combinado com a RuDP - ribulose difosfato (5 C) e origina um composto instável com 6C. Este composto desdobra-se em seguida em 2 moléculas de PGA - ácido fosfoglicérico (com 3C cada). Em seguida, ocorre a produção de açúcares, onde ocorre a fosforilação do PGA pelo ATP e a redução pelo NADPH, dando origem ao PGAL - aldeído fosfoglicérico. Duas moléculas de PGAL são utilizadas para a síntese de glicose. Em seguida, ocorre a regeneração da RuDP/RuDDP, onde 10 moléculas do PGAL vão intervir na regeneração da ribulose difosfato. Para formar uma glicose são necessários seis ciclos. A molécula de Glicose será utilizada para sintetizar outros compostos orgânicos, como outros glicídios, lipídios e prótidos.
Assim, ocorre diversas outras interações na planta, como intervenção de estomas, floema, xilema para distribuir a matéria orgânica e inorgânica pela planta, garantindo a sua sobrevivência.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa, pergunte. :)