Geografia, perguntado por bia2710, 1 ano atrás

Como funciona a compra e venda de ações?

Soluções para a tarefa

Respondido por Graziele18119
1
Uma excelente oportunidade para quem busca um investimento sólido e com boa margem de lucro, a bolsa de valores tem atraído cada vez mais investidores. Mas antes de aplicar suas finanças, é importante entender como funciona o mercado financeiro e, principalmente, a compra e venda de ações.

O que é uma ação?

É uma unidade que corresponde a menor parte de todo o capital de uma sociedade anônima de capital aberto (S/A). Quem adquire uma ação se torna, automaticamente, sócio da empresa, beneficiando-se dos dividendos provenientes dos lucros.

Basicamente, existem dois tipos de ação:

Ações Ordinárias (ON)

São aquelas que dão direito ao titular a voto em assembleias e participação nos lucros, no entanto, não concedem o direito preferencial aos dividendos.

Ações Preferenciais (PN)

Os titulares desses ativos têm prioridade na distribuição dos dividendos e reembolso do dinheiro investido em caso de falência. As ações preferências não dão direito a voto ou o restringem.

 

Como comprar ações

Para começar a operar na bolsa de valores, é preciso possuir cadastro em uma corretora com habilitação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A compra pode ser feita de três formas.

Individual

Nessa modalidade, é o próprio investidor que dará as ordens de compra e venda de ações. Toda a transação pode ser realizada pela internet, por meio do serviço de Home Broker, disponibilizado pela corretora em que for cadastrado. Além disso, é possível acompanhar o valor das suas ações em tempo real e visualizar os custos de operação.

Fundo de Investimento

Ao fazer parte de um fundo, o investidor passa a ser dono de uma parcela do total de ações que o fundo de investimento possui. Todas as operações de compra e venda são de responsabilidade de um gestor certificado pela CVM. Cada fundo possui um estatuto com políticas e riscos referentes as negociações.

Clube de investimento

Possuem no máximo 50 membros e normalmente são formados por um grupo de familiares ou amigos. A grande diferença desse modelo para o fundo de investimento é que não é necessário um gestor certificado pela CVM para fazer as negociações. Nele também há maior liberdade para opinar sobre os investimentos do clube.

Perguntas interessantes