História, perguntado por maeiaaparecidasilvav, 1 ano atrás

Como Francisco Pizarro venceu os incas

Soluções para a tarefa

Respondido por iDa20
9
O incas formaram um grande império indígena que se concentrou, principalmente, na região do atual Peru. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis a partir de 1532, quando uma expedição encabeçada por Francisco Pizarro aproveitou-se de uma guerra civil no Império Inca para dominar a região.

Francisco Pizarro era um plebeu analfabeto que havia chegado à América por volta de 1513. A partir de sua chegada, Pizarro conquistou posses na região de Castilla del Oro (atual Panamá) e de lá realizou duas expedições na direção do Império Inca.
A primeira expedição foi realizada por volta de 1527 e explorou a costa equatoriana.
A segunda expedição de Pizarro partiu do Panamá no começo de 1531 em direção às terras dos incas. Essa expedição era bastante simples e possuía cerca de 200 homens transportados em três navios. Assim que chegou aos territórios do Império Inca, Pizarro soube por meio de seu intérprete da guerra travada entre Huáscar e Atahualpa.

O contato entre incas e espanhóis logo se transformou em um verdadeiro massacre. Os espanhóis emboscaram as forças de Atahualpa após a recusa dos incas em converter-se ao catolicismo. Durante os combates, vários incas foram mortos e Atahualpa foi feito prisioneiro. Mesmo no cárcere, ele ordenou secretamente a morte de Huáscar para evitar uma aliança com os espanhóis.

Com Atahualpa aprisionado, Pizarro incentivou rebeliões de uma classe de servos, os yanaconas. O objetivo de Pizarro era enfraquecer cada vez mais o domínio inca. Além disso, Pizarro aliou-se com um povo indígena inimigo dos incas chamado wanka. Essa aliança com os wankas foi muito importante para garantir o controle sobre os incas.
Perguntas interessantes