como foi visto neste capitulo as veias nao possuem a mesma capacidade de contração que as arterias. de fato, o sangue se move no interior da rede venenosa, em direção ao coração por meio de outro mecanismo. que mecanismo e esse e qual é o papel das válvulas nesse processo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Oi Julia, tudo bem? O autor dessa pergunta cometeu um grande engano ao dizer que o sangue nas artérias se move à custa da musculatura arterial. As veias também têm musculatura na parede, um pouco mais fina. A musculatura das artérias serve na verdade para fazer o contrário, ou seja, para restringir a quantidade de sangue que vai para uma parte e, em consequência aumentá-la para outras partes. Quem gera energia para o movimento centrífugo do sangue é o coração. Agora para o movimento centrípeto do sangue periférico existem forças propulsoras e aspirativas combinadas com o mecanismo valvar. É um assunto que para explicar exige espaço. Vou ser conciso. A principal força propulsora (que empurra) é a que deriva da ação de músculo estriado sobre a parede venosa (um segmento venoso é apertado num segmento como um tubo de pasta de dente). Como existem valvas venosas que permitem o fluxo unidirecional, o sangue flui neste sentido (o tubo de pasta também permite saída de pasta só por uma extremidade). As forças aspirativas são as que dependem do movimento do diafragma que gera pressões alta/baixa que se alternam no abdômen e tórax e o esvaziamento por completo dos ventrículos que gera também força aspirativa (pense numa esponja que vai "puxar" água. Qto mais se esvazia a esponja, mais ela aspira água).
jbpato:
Para ficar mais claro o músculo estriado que aperta a veia é o esquelético. Apertada a veia o sangue, em condições normais, só tem um sentido para fluir (só pode subir, pois se tentar descer há o bloqueio pela valva. As expressões subir e descer devem ser entendidas com a pessoa em pé.
Perguntas interessantes
Inglês,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás