Matemática, perguntado por NannyRamos, 1 ano atrás

como foi que surgiram os numeros?


vitras7: no começo, os pastores de ovelhas usavam pauzinhos para contar suas ovelhas, depois de um tempo is números foram se aperfeiçoando!

Soluções para a tarefa

Respondido por rayanafreire
3
Os números são tão antigos quanto a história da civilização. Quando as pessoas ainda, nas cavernas, estavam fazendo atividades como a caça, já tinham necessidade da contagem.   Inicialmente, nos sistemas de contagem mais antigos de que se tem relato (que existiam inclusive entre povos indígenas mais primitivos no Brasil, Austrália, etc), as pessoas contavam apenas em um, dois e muitos. Ainda não tinham um sistema de numeração evoluído. Mas à medida que a civilização foi evoluindo, se intensificaram os sistemas de trocas e de acumulação.  

No antigo Egito, começou-se a controlar as enchentes do Nilo, então havia a necessidade de se fazer barragens e medir terras, saber quanto o nível do rio havia subido ou descido, de quem eram as terras mais férteis para determinadas atividades... E depois tinha-se todo um sistema de previsão para as colheitas, por que elas dependiam (como dependem) do clima e das épocas do ano, e por isso era muito importante saber a época certa para se plantar e se colher, a que horas fazer cada coisa, enfim, tudo isso fez com que o sistema numérico evoluísse, para dar conta dessas atividades econômicas.   

Então, o sistema de numeração inicialmente era usado apenas para se contar, mas a necessidade de se registrar números grandes usando uma quantidade de símbolos relativamente menor fez com que houvesse um avanço muito interessante que foi a criação de bases numéricas. Isso surgiu inicialmente, tanto quanto se sabe, na Babilônia, e também se sabe de um sistema de numeração que surgiu no México entre os astecas.   
Respondido por 2015Ajudem
3
O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar. Assim, quando os homens iam pescar ou caçar levavam consigo pedaços de ossos ou de madeira. Para cada animal ou fruto capturado, o homem fazia no osso ou no pedaço de madeira um risco. Com a evolução do homem, que deixando de ser nômade fixou-se em um só lugar, esse passou a praticar não somente a caça e a coleta de frutos, mas também o cultivo de plantas e a criação de animais. A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem, pois o homem precisava controlar o seu rebanho. Passou-se, então, a utilizar pedras: cada animal representava uma. Mas como isso era feito? Para cada animal que ia pastar, uma pedra era colocada dentro de um saco. Ao final do dia, para cada animal que entrava no cercado, uma pedra era retirada. Assim, era possível manter o controle e saber se algum animal havia sido comido por outro animal selvagem ou apenas se perdido. Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra cálculo, que em latim significa “contas com pedras”.
Perguntas interessantes