como foi possivel agostinho aceitar a filosofia platônica,mesmo se tratando de pensamento pagão ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
772
Porque utilizou-se de dois dos principais princípios ativos dos discursos de Platão, o bem e o mal, assim postulando uma das bases do pensamento cristão, o maniqueísmo. Isso se chama neoplatonismo. O velho argumento da fé e a razão. (a razão utiliza o homem a alcançar a fé; em seguida a fé ajuda e alimenta a razão e ambas se orientam para esclarecer o conteúdo da fé), utilizando destes discursos, agostinho, difundiu suas ideias como a revelação cristã o conceito de alma e vida eterna e espírito. Ao contrário de Tomas de Aquino que se inspirou em Aristóteles - Metafísica.
prdonizeteapolinario:
Não tem como o homem aceitar ou não a filosofia, ele já nasce envolvido pela mesma, o homem aceita ser ou não filosofo e não a filosofia, é como o ar que respiramos se pararmos de respirar morremos, "Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filosofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Respondido por
123
Agostinho aceitou a filosofia Platônica, mesmo sendo de origem pagã porque o estudo da filosofia e consequentemente da ciência grega foi uma tentativa de unir ciência e religião.
A filosofia cristã debruçou-se sobre a ciência grega, o que gerou pela primeira vez a tentativa de explicar as origens do mundo e os fenômenos humanos através da razão, sem abandonar a religião.
O bom e o belo em Platão, o dualismo (bem e mal), do mesmo modo que as concepções de outros filósofos gregos, foram em parte incorporadas à filosofia cristã, mas de modo a manter o viés religioso.
Para mais sobre Santo Agostinho, visite:
https://brainly.com.br/tarefa/13165092
Anexos:
Perguntas interessantes
Física,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás