Como foi o império de Trajano? (resumo de 98- 117)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Império de Trajano (98-117)
O governo de Trajano dedicou atenção ao desenvolvimento da agricultura e do comércio. Reduziu a carga tributária. Em todas as propriedades existiam artesões especializados (tecelões, ferreiros, carpinteiros etc.) que instalavam suas oficinas nas províncias italianas da Gália e da Bretanha.
Explicação:
BOTA MELHOR RESPOSTA
Resposta:
Trajano (52-117) foi um imperador romano, o primeiro nascido fora da península itálica. Durante seu reinado, o imperador construiu o Fórum de Trajano, organizou bibliotecas, abriu portos e permitiu a perseguição aos cristãos.
Marco Ulpio Trajano nasceu em Itálica, na Bética, no sul da Espanha, perto de Híspalis (depois Sevilha), em 18 de setembro de 53 da era cristã.
De família nobre, concluiu a formação militar junto ao seu pai, governador primeiro da Síria e depois da Ásia, à época do imperador Vespasiano (69-79).
Trajano comandou uma legião na Espanha e participou das campanhas na Germânica, época em que conquistou grande prestígio.
Em 91 foi nomeado cônsul por Domiciano (81-96), o último imperador da dinastia dos Flávios, que acabou assassinado durante uma conspiração palaciana.
O império de Trajano destacou-se pelo respeito às instituições. Desde o começo, dedicou seus esforços à reorganização do império, com o apoio decisivo do Senado, que lhe concedeu o título de “Optimus Princeps”.
O plano detalhado de sua administração foi descrita na correspondência que manteve com Plínio o Jovem.
O governo de Trajano dedicou atenção ao desenvolvimento da agricultura e do comércio. Reduziu a carga tributária.
Em todas as propriedades existiam artesões especializados (tecelões, ferreiros, carpinteiros etc.) que instalavam suas oficinas nas províncias italianas da Gália e da Bretanha.