História, perguntado por yasminrachimr, 1 ano atrás

Como foi o governo de Getulio Vargas? Quem foi Getulio Vargas?  Como foi a Constituição de 1934?

Soluções para a tarefa

Respondido por Tábata121
126
O governo de Getúlio Vargas em si foi um governo manipulador, considerado o ''pai dos pobres'' ele dava direitos ao mesmo, mas nada que não pudesse controlar. Exemplo disso foram a autonomia aos sindicatos, onde Vargas punha um ''pelego'' , um espião que o contava todos os planos dos trabalhadores evitando assim reivindicações. Além disso, foi um governo que evoluiu para um regime ditatorial, onde se teve a criação da DIP , censura aos meios de comunicação, perseguições, entre outros. 
Respondendo a sua segunda pergunta, Getúlio Vargas foi um político e advogado brasileiro. Sobre a constituição de 1934 foi uma constituição que pregava quesitos de liberdade, bem-estar social e justiça entre as pessoas , onde a economia devia adaptar-se para que ocorressem os mesmo.  Lembrando que tal constituição foi muito criticada por Getúlio Vargas que a via como sórdida e que todos os ganhos gerados pelo governo não seriam suficientes para suprir tais fatos prologados pela constituição.

Espero ter ajudado!


yasminrachimr: Muito obrigada, você me ajudou muito! :)
Respondido por VitorCurry30
10

Resposta:

Após a saída de Eurico Gaspar Dutra foi realizada uma nova eleição presidencial que elegeu Getúlio Dornelles Vargas candidato do PTB. Vargas começou o seu governo de forma mais cautelosa, encerrou a aliança com os USA e com a crise mais controlada ele começou a investir nas indústrias de base com o intuito de aumentar as exportações brasileiras. Após o melhor andamento das exportações Vargas começou a dar inicio no seu plano de desenvolvimento, para isso ele criou o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDE) com o objetivo de financiar o programa de crescimento e de modernização de infraestrutura do país. Vargas também criou  a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso a fim de expandir a geração de energia. Após isso houve a criação da Petrobras, a obra mais importante do governo de Vargas que tinha o objetivo de explorar e refinar o petróleo visando a exportação e o aumento da economia brasileira. Mesmo Vargas ser considerado o "pai dos pobres", os operários reclamavam de alto indices de inflação e a desvalorização de seus salários e gerou uma grave geral levando 300 mil trabalhadores as ruas de SP. Com a forte oposição e uma pressão inimaginável em cima de Vargas ele se sentiu encurralado e sem saída, ele se suicidou na madrugada de 24 de agosto de 1954 e deixou uma carta afirmando q sua morte foi ocasionada pela oposição. Sua morte comoveu a população e gerou protestos pelo país a favor de seu governo, porém tudo já avia sido "solucionado".

Explicação:

Perguntas interessantes