Informática, perguntado por nick12444, 11 meses atrás

como foi o fim do estado novo

Soluções para a tarefa

Respondido por sthefanyalvarepe0ueb
1
Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiroinstaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946.[1] Era caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. É parte do período da história do Brasilconhecido como Era Vargas.

Em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, Vargas instituiu o Estado Novo em um pronunciamento em rede de rádio, no qual lançou um Manifesto à nação, no qual dizia que o regime tinha como objetivo "reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país".[2]

Após a Constituição de 1937,[3] Vargas consolidou seu poder. O governo implementava a censura à imprensa e a propaganda era coordenada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda(DIP). Também houve forte repressão ao comunismo, amparada pela "Lei de Segurança Nacional", que impediu movimentos revolucionários, como a Intentona Comunista de 1935, durante todo o período. O Estado Novo também foi considerado mais tardiamente como um precursor da ditadura militar no Brasil, que teve início com o golpe de 1964,[4] apesar de existirem várias diferenças entre os dois regimes.

Respondido por natalirocha09pa0ufp
0

Resposta:

O Estado Novo teve seu fim quando ocorreu um aumento de críticas ao governo de Getúlio. Getúlio teve grande perda de apoio popular e até mesmo de setores do Exército. Com a pressão, foi declarado um novo *Código Eleitoral, que mesmo assim resultou na saída de Getúlio do poder, devido a suspeitas de que tinha planos de se manter no poder, em 1945.

Após isso, houve eleições presidenciais, onde Gaspar Dutra foi eleito.

Explicação:

*Código Eleitoral: Permitiu que houvesse novas eleições para presidente e para Assembleia Constituinte.

Perguntas interessantes