Geografia, perguntado por melomanu, 10 meses atrás

Como foi feita a divisão da África pelas as nações europeias?

Soluções para a tarefa

Respondido por mgabrielsilva1p84gvx
0

Resposta:

O Imperialismo na África teve como pontapé inicial a expansão do Império Francês, que conquistou a Argélia e ansiava recuperar o esplendor do período napoleônico.

A França ainda conquistou outras regiões, como a Tunísia, a chamada África Ocidental Francesa, que compreendia Guiné, Senegal, Daomé, Níger, Costa do Marfim, Alto Volta e Mali; a África Equatorial Francesa, que compreendia o Gabão, o Congo, o Chade e a República Centro-Africana; além de também exercer domínio sobre o Marrocos e a ilha de Madagascar.A Inglaterra também exerceu um domínio gigantesco no continente africano, estabelecendo um protetorado no Egito e, depois, amealhando regiões como Sudão, Rodésia, Uganda, Quênia, Zanzibar, Somália e a chamada África Oriental Inglesa. Além disso, estabeleceu-se também em Gâmbia, Serra Leoa, Costa do Ouro e Nigéria.

O Zaire, ou o Congo Belga, tornou-se propriedade privada do rei Leopoldo II, da Bélgica. À Alemanha, que, assim como a Itália, havia se unificado tardiamente (em 1870), coube o domínio de porções da África como Camarões, Togo e a região da atual Namíbia. Já a Itália conseguiu apropriar-se de regiões como a Somália, a Eritreia e a Líbia.

Respondido por hwaywung
0

A primeira fase do colonialismo africano está ligada expansão marítima europeia: havia a necessidade de encontrar rotas alternativas para o Oriente e novos mercados produtores. Os portugueses foram os pioneiros entre os europeus no contato com os povos da África Ocidental e oriental.

Nos séculos XVI e XVII, a França, Holanda e Inglaterra fundaram feitorias, exploraram os recursos naturais e a população nativa. Na segunda metade do século XIX, iniciou-se a partilha da África, a chamada Conferencia de Berlim, em 1884, que teve a participação de 15 países europeus, dos Estados Unidos e da Turquia.

Anexos:
Perguntas interessantes