como foi a relação do governo diretorio com as camadas populares?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nessa época, Instalou-se uma verdadeira ditadura dos jacobinos, sob a liderança de Robbespierre. Este, para governar, procurava equilibrar-se entre as diversas tendências políticas, umas mais identificadas com a alta burguesia e outras mais próximas das aspirações das camadas populares.
O governo de Robbespierre alcançou alguns êxitos, principalmente no setor militar. O exército francês conseguiu reprimir o ataque estrangeiro que pretendia invadir novamente a França.
Robbespierre, tentando sustentar-se no poder por meio da eliminação das oposições dentro do governo, condenou à morte alguns membros da própria Convenção, dentre os quais Danton, que discordavam de suas práticas radicais.
Os girondinos e a planície uniram forças contra o governo de Robbespierre, que por sua vez perdeu o apoio popular. O resultado foi a prisão e a execução por guilhotina de Robbespierre.
O Diretório
Após a morte de Robbespierre, a Convenção passou a ser controlada pelos representantes da alta burguesia que, por sua vez, elaboraram uma nova Constituição.
Essa constituição ficou pronta em 1795, estabelecendo a continuidade do regime republicano. Ele seria controlado pelo Diretório, composto por cinco membros eleitos pelo Legislativo.
O diretório durou de 1795 a 1799. Foi um período de governo conturbado, em função do desemprego, a falta de abastecimento das cidades e a corrupção. O Estado tentava conter o descontentamento popular e reafirmar o poder político da burguesia sobre o país, mas a situação era preocupante.
Explicação: