História, perguntado por yago0456, 1 ano atrás

como foi a divisao do isla???

Soluções para a tarefa

Respondido por Mirelamungofofa
5
Islamismo: Como surgiu a divisão entre sunitas e xiitas.
Como surgiram as diferenças entre sunitas e xiitas e como a divisão entre os muçulmanos tornou-se uma ameaça à paz mundial

Em 12 de março deste ano, o líder religioso xiita Abdullah Dadou morreu sufocado durante o incêndio de uma mesquita em Bruxelas, na Bélgica. Ele tinha 46 anos e era pai de 4 filhos. Segundo as autoridades, as chamas foram provocadas por um extremista sunita que entrou no templo com uma faca, um machado e um galão de combustível. Ataques desse tipo estão pipocando ao redor do mundo. Em junho, por exemplo, a explosão de uma bomba no Paquistão matou 15 peregrinos xiitas que voltavam de uma viagem ao Irã.

A violência entre grupos xiitas e sunitas também deixou quase 200 mortos no Iraque. Nove deles eram jogadores e torcedores que morreram com a detonação de um artefato perto de um campo de futebol em Hilla, no sul do país. Todos os dias, a violência sectária faz novas vítimas. Por trás de todas essas cifras recentes, contudo, existe um conflito histórico que remonta às primeiras gerações de muçulmanos. Tudo começou com uma desavença política, que sofreu uma transformação gradual nos séculos seguintes. Os dois lados adquiriram diferenças teológicas, colecionaram ressentimentos e hoje protagonizam um confronto geopolítico.



yago0456: obrigado
Respondido por Erika4
10
Olá! Após a morte do profeta Maomé, houveram disputas acerca de quem deveria sucedê-lo (os califas). Com isso a religião islâmica se dividiu em 4 vertentes: os sunitas, os kharijitas, os xiitas e os sufis.

Sunitas → São a principal vertence do islã e aceitaram que Maomé fosse sucedido pelo seu sogro, Abu Bakr, o primeiro califa. Além disso um dos troncos dos sunitas - os wahabitas - controlam a Arábia Saudita, país onde estão as cidades sagradas de Meca e Medina.

Xiitas → São o segundo maior grupo islâmico e consideram Ali, genro e primo de Maomé, o sucessor legítimo.

Kharajitas → Durante a divisão do Islã ficaram ao lado dos xiitas, mas depois criaram uma corrente própria.

Sufis → É a corrente mística do islamismo. Os seguidores desta vertente buscam ligação direta com Alá, usando a música e a dança. Vale lembrar que alguns países consideram essa prática ilegal, sendo vista como blasfêmia e heresia contra Alá.

Espero ter ajudado. Bons estudos!
Perguntas interessantes