como foi a articulação para o golpe civil?
Soluções para a tarefa
O golpe militar de 1964 que depôs o presidente João Goulart (1961-1964) ocorreu na madrugada do dia 31 de março, dando origem à ditadura civil-militar que duraria até 1985. O termo ditadura civil-militar está relacionado com o fato de que houve amplo apoio de setores civis da população brasileira à tomada de poder por parte dos militares mais conservadores.
Por outro lado, os defensores da ditadura civil-militar denominaram o golpe como Revolução de 1964, já que defendiam a ideia de que realizavam uma revolução conservadora e moralizante em favor de supostos valores que seriam tradicionais da sociedade brasileira. O objetivo era manter intactos o catolicismo, os grandes latifúndios, as propriedades industriais, a ligação com o capital estrangeiro ocidental e a exclusão da população pobre e trabalhadora das decisões políticas do país.
Apesar das diferenças de nomes, o importante é notar a articulação entre setores da sociedade brasileira para depor um presidente que ocupava legalmente sua função no Poder Executivo.
A situação social no Brasil era de um conflito social prestes a eclodir com violência. Desde o último governo de Vargas (1951-1954) que setores conservadores do exército e da sociedade (principalmente a União Democrática Nacional, UDN) pretendiam realizar um golpe de Estado no país, principalmente nos governo de Vargas e de Juscelino Kubitschek (1955-1960). No governo de Jango, o golpe foi possível.
Alguns fatores contribuíram para a ação dos militares. Entre eles, podemos citar: o processo de luta pela reforma agrária que estava em curso, principalmente com as Ligas Camponesas, no Nordeste; as chamadas Reformas de Base nos setores agrário, tributário, financeiro e administrativo, com vistas a melhorar a distribuição de renda; o fortalecimento do movimento operário; a aprovação da Lei de Remessas de Lucros, em dezembro de 1963; e os problemas econômicos, como a alta inflação.
Presidente João Goulart entre militares. Entre eles, Castello Branco, participante do golpe militar de 1964 *
Presidente João Goulart entre militares. Entre eles, Castello Branco, participante do golpe militar de 1964 *
Porém, o mês de março de 1964 elevou ao máximo as tensões sociais. No dia 13, cerca de 150 mil pessoas participaram de um comício de Jango na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Nesse comício, Jango apresentou um discurso mais radical que preocupou ainda mais os setores conservadores da sociedade brasileira.
A reação conservadora foi rápida. No mesmo mês, em São Paulo, foi realizada a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que também reuniu milhares de pessoas nas ruas da capital paulista. A Marcha serviu como um termômetro para as forças que pretendiam realizar o golpe, já que teriam um respaldo de parte da população.
espero ter ajudado