Como foi a arquitetura no período Neoclássico. Como ficou conhecido esse período? Cite quais os detalhes que eram mais valorizados?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O movimento artístico e cultural denominado Neoclassicismo surgiu na Europa durante o século XVIII. Seus objetivos envolviam o resgate das características estéticas e culturais de Roma, Grécia e outras civilizações clássica com intensa expressão na arquitetura, na escultura, na literatura e na pintura.
Conectado ao academicismo, o Neoclassicismo objetivava a retomada das expressões artísticas mais antigas, consideradas por eles modelos de proporção, clareza e equilíbrio.
O movimento contrastava principalmente ao Barroco e ao Rococó, que tinham características mais rebuscadas, com exageros ornamentais, e defendia, entre outras coisas, a necessidade de um esboço desenhado antes da obra ser executada para que fosse possível alcançar a perfeição.
Características
Influência intensa das ideias filosóficas iluministas;
Foco no racional, deixando o emocional de lado;
Utilização de cores frias e valorização da perspectiva;
Valorização do simples e da pureza estética;
Representação de heróis e seres da mitologia;
Retorno ao passado;
Influência das formas clássicas presentes no Renascimento nas esculturas;
Na literatura, simplicidade, clareza, gramática impecável e síntese.
Contexto Histórico
Segundo historiadores e estudiosos da arte, os primeiros sinais do Neoclassicismo surgiram no século XVIII, época em que diversos fatores contribuíram para o nascimento deste movimento artístico.
Dentre os fatores, alguns especialistas consideram dois como os principais: o esgotamento da fórmula barroca, que já vinha sendo analisada com condenação quanto aos excessos e ao peso das expressões artísticas; e o declínio da influência que a religião tinha na sociedade e a ascensão dos ideais do Iluminismo.
O Neoclassicismo nada mais é do que um “novo Classicismo”, mas com expressões bastante próprias. A grande diferença era que o Neoclassicismo utilizava mais bases científicas e sistemáticas, tendo em vista as recentes descobertas arqueológicas da época, que fizeram renascer o interesse pela tradição puramente grega.
Neoclassicismo no Brasil
O movimento chegou ao Brasil por meio da fundação da Escola Real de Artes e Ofícios com a chegada da Missão artística Francesa ao país. Aqui, entretanto, o movimento encontrou resistência e pouca aderência, resultando em uma baixa representatividade.
Apesar de ter pouco engajamento, podemos citar importantes construções do período neoclássico, como a Casa França-Brasil e a atual PUC do Rio de Janeiro, que era o Solar Grandjean de Montigny.
Principais artistas do Neoclassicismo
Ainda que diversos artistas tenham feito parte do Neoclassicismo, alguns tiveram destaque e são estudados nos dias atuais como os prin
ipais representantes do movimento ao redor do mundo.
Resposta:Na arquitetura, o Neoclassicismo teve sua expressão com a uniformidade de estilo, uma vez que a maioria dos arquitetos do movimento foi formada em universidades cujos ideais, conceitos e ensinamentos transmitidos eram muito parecidos.
Colunas, frontões, fachadas e cúpulas eram detalhes muito valorizados. O período, para os arquitetos, ficou conhecido como “A arquitetura da razão”, e tinha uma grande valorização da funcionalidade da construção. A arquitetura neoclássica era símbolo de poder e autoridade.
Dentre os arquitetos mais conhecidos do movimento neoclássico, podemos citar Jacques-Germain Soufflot, Pierre-Alexandre Vignon, Ledoux, Boullé, Robert Adam, Langans, Leo Von Klenze e Karl Friedrich Schinkel.
Escultura
A escultura neoclássica tinha como características principais a ordem, a clareza, o equilíbrio e o propósito, e buscava evitar ao máximo o Barroco.
Valorizou a história e a mitologia greco-romanas, carregando elementos alegóricos e enaltecendo homens públicos notórios. Os materiais mais utilizados foram o bronze e o mármore branco.
Os principais escultores do período neoclássico são Giuseppe Angelini, Gaetano Monti, Herman Wilheln Bissen, Jens Adolph Jerichau, Jean-Jacques Pradier, Antoine Louis Barye, John Henry Foley, Thomas Woolner, Johann Heinrich von Dannecker, Julius Troschel, Christian Daniel Rauch, entre outros.
ESPERO TER AJUDADO
RESUMO:Colunas, frontões, fachadas e cúpulas eram detalhes muito valorizados. O período, para os arquitetos, ficou conhecido como “A arquitetura da razão”, e tinha uma grande valorização da funcionalidade da construção. A arquitetura neoclássica era símbolo de poder e autoridade.