Português, perguntado por isadoramirandamany, 11 meses atrás

como ficou a situacao economica dos paises afetados pela grioe espanhola?​


isadoramirandamany: foi errado sksksskks foi mal ai

Soluções para a tarefa

Respondido por maria201807670428796
0

Resposta:

O Contexto da Gripe Espanhola

  Pouco mais de 100 anos se passaram desde a gripe espanhola – a maior pandemia do século XX – cujos efeitos na mortalidade podem ser observados em 3 ondas: a primeira (mais fraca), em março de 1918, quando a guerra ainda estava em curso; a segunda, em novembro de 1918, seguindo o fim da guerra e as comemorações do armistício, que teve grandes proporções, sendo ampliada pelas consequências das más condições de vida das populações européias após os anos de privação trazidos pela guerra; e a terceira, na primeira metade de 1919, intensificada com o retorno das tropas militares para seus países no pós-guerra[1].

  Os números não são precisos, mas se estima que a pandemia tenha contagiado um terço da população mundial entre 1918 e 1919 (algo em torno de 500 milhões de pessoas), sendo considerada pelo menos quatro vezes mais letal do que a própria Primeira Guerra Mundial, cujas estimativas de mortos alcançam entre 4,4 e 5,5 milhões de militares, e entre 3,7 e 4,0 milhões de civis. A inexistência de bons registros epidemiológicos fazem com que as estimativas de casos sejam difíceis de mapear, tanto no que se refere aos dados de morbidade como mortalidade.

 Estimativas originais de 1920 calcularam o número de mortes em torno de 21,5 milhões[2], mas revisões posteriores estimam que a pandemia foi responsável por levar à morte entre 24,7 e 39,3 milhões de pessoas[3]. Estimativas mais alarmistas calculam que o número de mortes poderia ter chegado até a 50 ou 100 milhões de pessoas. Mas o fato é que boa parte destas mortes ocorreram em territórios que não participaram diretamente da guerra, como a Índia, cujo número de mortes é estimado em 13,8 milhões nas províncias coloniais inglesas do país[4]. Por este motivo, muitos consideraram a Índia como o epicentro da gripe espanhola.

Explicação:

 É importante levar em conta que a gripe espanhola teve impacto negativo nos níveis de atividade econômica, emprego e renda nos países europeus e nos Estados Unidos no curto prazo, mas há que considerar que a economia européia tinha sido vilipendiada pela guerra quando a pandemia se inicia, o que faz com que os efeitos econômcos das duas crises – a provocada pela guerra e a gripe espanhola – se confundam em 1918 e 1919. Embora os dados econômicos da época sejam escassos, alguns estimam que o impacto negativo da gripe espanhola no PIB mundial foi de 6%, e no consumo agregado, este impacto chegou a 8%[5]. Cerca de doze países sofreram desastres macroeconômicos baseados na queda do PIB e oito sofreram desastres similares baseados na queda do consumo. Isto tornaria a gripe espanhola o quarto evento com maior impacto econômico negativo desde 1870. Os tres primeiros foram a 2ª. guerra mundial, a grande depressão dos anos 1930 e a 1ª. guerra mundial.

 Manchetes dos jornais da época comentavam que a gripe espanhola teve um impacto adverso no mercado de trabalho, dado que trazia uma taxa de mortalidade maior entre as pessoas em idade ativa (15 a 49 anos de idade) levando muitos trabalhadores que estavam no auge de suas vidas laborais à morte precoce. Isto certamente foi uma barreira para a recuperação à curto prazo dos níveis de pobreza na Europa que já eram altos em decorrência da guerra.

Perguntas interessantes