Como explica a sintese de moleculas de ATP
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os organismos estão constantemente utilizando as moléculas de ATP na obtenção de energia para as mais diversas reações, sendo necessária uma reposição constante. A ATP é uma molécula que pode ser regenerada com a fosforilação (adição de fosfato) da molécula de ADP em reações endergônicas (nas quais ocorre o consumo de energia), como pode ser observado na equação a seguir:
ADP + Pi + energia livre → ATP + H20
Os processos de produção de ATP e liberação de energia, por meio de sua hidrólise, formam o ciclo da ATP. A energia utilizada nessas reações é proveniente das reações de catabolismo (ou decomposição) que ocorrem nas células, como a respiração celular e a fermentação.
Na respiração celular (um processo aeróbio que ocorre na presença de oxigênio), há a decomposição de matéria orgânica em dióxido de carbono e água, liberando-se energia. Para cada molécula de glicose oxidada no processo de respiração celular, obtém-se um saldo energético final de cerca de 32 moléculas de ATP.
Na fermentação (um processo anaeróbio que ocorre na ausência de oxigênio), há a degradação parcial da matéria orgânica, sendo seu produto final dependente do organismo que realiza esse tipo de reação. O saldo energético da fermentação é de duas moléculas de ATP.
As plantas também produzem ATP. A energia utilizada para esse processo é proveniente do Sol, absorvida através do processo de fotossíntese e convertida em energia química. A energia química, antes de ser convertida em ligação química de outras moléculas orgânicas, será parcialmente armazenada nas moléculas de ATP. É importante destacar que as plantas também realizam a respiração celular.
Explicação: