Artes, perguntado por guilhermeangeloz28z2, 1 ano atrás

Como evoluiu a semana da arte moderna

Soluções para a tarefa

Respondido por renannerinhooz27eg
2

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereirode 1922, no Teatro Municipal da cidade.[1]

O governador do estado de São Paulo da época, Washington Luís, apoiou o movimento, especialmente por meio de René Thiollier, que solicitou patrocínio para trazer os artistas do Rio de Janeiro: Plínio Salgado e Menotti Del Picchia, membros de seu partido, o Partido Republicano Paulista. Cada dia da semana trabalhou um aspecto cultural: pintura, escultura, poesia, literatura e música. O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX.

Respondido por BeatrizLeonay
1
A história da arte moderna é o período do final do séc. XIX até a década de 70 no séc. XX. Ao contrário das artes clássicas, a arte moderna surgiu em vários ramos artísticos, como, pintura, música, literatura, escultura, arquitetura e fotografia. Os novos artistas surgiram para mudar radicalmente a arte como ela tinha sido produzida e idealizada até então.
Não era mais necessário que a arte representasse literalmente um objeto, a fotografia tinha assumido essa função. Então, para romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscavam incansavelmente novas formas de se expressar. Utilizando cores mais vivas, figuras geométricas, figuras deformadas, colocando objetos em seus quadros, etc.
As tradições não chegaram a ser esquecidas, mas evoluíram com as novas linhas de pensamento, como a teoria da relatividade e a psicanálise. A experiência urbana, da vida em sociedade e no meio da multidão é a parte central das artes modernas. O modernismo se define por uma nova consciência em relação à modernidade. A Revolução Industrial e a burguesia trazem o livre comércio e a produção em massa, gerando uma crise para o artista artesanal. A arte moderna é a história dessa crise.A mudança não só ocorreu no conteúdo dos quadros, mas também nas técnicas da pintura. O abandono do claro-escuro e do relevo mostra a nova intenção do artista assumir que pinta em uma tela bidimensional. A arte moderna é dividida em vários períodos: cubismo, construtivismo, surrealismo, expressionismo, futurismo, etc. No Brasil, a Semana de Arte Moderna de 1922, é um marco simbólico para essa transição. Não foi fácil a aceitação de um público que já estava acostumado com os padrões estéticos anteriores, mas aos poucos as exposições foram aumentando e as pessoas passaram a entender a arte moderna.

Perguntas interessantes