Matemática, perguntado por liiiiih, 1 ano atrás

como eu resolvo isso ?? determine p e de modo que : y= (12-3p) x + 5 seja uma função decrescente

Soluções para a tarefa

Respondido por TiGuedes
2
Para uma função ser decrescente, o primeiro termo deve ser negativo, (12-3p)x = menor que zero.

Levando em consideração que X seja um número real, inteiro e positivo maior que 0, p precisará ser um número que faça sempre essa equação ser negativa.

Logo P terá que ser no no mínimo 5, pois:

(12 - 3.5)x = (12-15)x = -3x, logo será decrescente.


Usuário anônimo: Ti correto; porém penso que P possa assumir valores de ] 5 , + oo [ , pois se substituir P a patir de 5 a função ja se torna decresecnte.
TiGuedes: Se o P for 5, e o X for 1, o resultado será 0, e 0 não é decrescente, seria contínuo. Imaginando em um gráfico onde, maior que zero é crescente, 0 é contínuo e menor que zero é decrescente. Ou o zero já entraria como decrescente? sendo que é valor nulo, onde não dará alteração.
Usuário anônimo: Sei lá ; entendo oque diz. Mas fazendo a partir de - 5 por exemplo , y = [12 - 3 (5) x + 5]==> y = (12 - 15 ) x+ 5 ==> y = - 3x + 5 ==> onde - 3x é o a da função e 5 o b da função. a negativo função decrescente.
TiGuedes: Entendi. O que determina se a função é decrescente ou crescente é o primeiro termo, logo ele sendo negativo, a função já se torna decrescente. O termo independente é literalmente independente rsrs. Você está certo. Estarei editando minha resposta.
Usuário anônimo: Ok. bjs
Perguntas interessantes