Português, perguntado por SthefanyASouza, 1 ano atrás

Como eu consigo distinguir: Frase de Oração, e Oração de Período? E saber como cada um se encaixa, se é simples ou composto ou Frase Nominal ou Frase Verbal?

Soluções para a tarefa

Respondido por malu5
0
Frase

A Frase pode ser definida por seu próprio propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal. 

Tipos de Frases:

* Frases Interrogativas:

Entoação de pergunta. Geralmente, é finalizada com um ponto de interrogação (?)

Frases Exclamativas:

Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente finalizada com um ponto de exclamação ou reticências (! ...)

Frases Declarativas

Não são marcadas pela entoação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com um ponto final (.)

*Frases Imperativas:

Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizada pelos pontos de exclamação e final ((! .)

Oração:

A Oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se obrigatoriamente pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente pela presença de um predicado, o qual introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios. 

Períodos:

O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mias orações e possui sentido completo.  Na fala, o início e o final do período são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. 

*Períodos Simples:

Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. 

*Período Composto:

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos.
Perguntas interessantes