Geografia, perguntado por scofano27, 1 ano atrás

Como estava regionalizado o continente europeu no período da Guerra Fria?

Soluções para a tarefa

Respondido por littleNewton
12

Resposta:

A regionalização antes e, principalmente, depois da Segunda Guerra Mundial gerou uma fronteira abstrata, isso significa o surgimento de uma barreira ideológica entre dois grupos de países que compõem o mesmo continente, de um lado os aliados dos Estados Unidos (capitalista) e do outro lado os que apoiam a União Soviética (socialista), consolidando de vez a Europa Ocidental e Oriental.

Com o declínio da URSS, e também do socialismo, surgiram diversas repúblicas autônomas que compunham o território soviético, no entanto, a independência não garantiu uma inserção eficaz na economia de mercado provenientes da herança do sistema produtivo da economia planificada que vigorava na URSS, que não conseguiu acompanhar as outras economias.

A Europa setentrional encontra-se localizada no extremo norte do continente, essa área possui o clima mais frio de todo território europeu, os países localizados nessa parte da Europa são: Noruega, Suécia (península escandinava), Dinamarca, além das novas Repúblicas da ex-União Soviética: Letônia e Lituânia, Finlândia. Esses países têm na pesca e extração de madeira as principais atividades econômicas, essa restrição é decorrente das condições climáticas que comprometem, por exemplo, a produção agrícola.

Respondido por lorraynnecota345
24

Resposta:

Regionalização político-econômica europeia• Durante a Guerra Fria (1945-1989) o continente europeu ficou politicamente dividida. A parte ocidental do continente foi influenciada pela potência capitalista, os Estados Unidos. A parte oriental do continente foi influenciada pela potência socialista, a União Soviética.

Perguntas interessantes