Português, perguntado por LucasSamps, 10 meses atrás

Como escrever um editorial?

Soluções para a tarefa

Respondido por theomachado
0

Resposta:  

Escolha seu tópico e ângulo. Editoriais são feitos para influenciar a opinião pública, promover o pensamento crítico e, ocasionalmente, fazer com que pessoas tomem uma atitude em relação a determinado assunto. Seu tópico deve ser atual, interessante e ter um propósito. Normalmente, há quatro tipos de editorial:  

Explicando ou interpretando. Esse formato é usado para explicar como e porque o jornal ou revista tomou determinada posição sobre algum tema controverso.

Criticando. Esse formato critica ações ou decisões feitas por terceiros além de oferecer soluções para melhorias. Serve mais para avisar os leitores de que há um problema maior em mãos.

Persuadindo. Esse tipo é usado para fazer o leitor tomar uma ação, concentrando-se em soluções, e não no problema.

Elogiando. Esse formato é usado para demonstrar apoio a pessoas e organizações na comunidade que fizeram algo notável.

Aponte diretamente seus fatos. Um editorial é a mistura de fatos e opiniões: não apenas a opinião do escritor, mas a opinião de toda a sua equipe. Sua coleção de fatos deve incluir pesquisa e apontamento de objetivos.  

Um bom editorial de abertura precisa conter, no mínimo, um “ponto de esclarecimento” que pode ser descrito como “uma observação nova e original”. Portanto, reúna fatos de diversas fontes, apontando padrões, impedindo consequências, ou destacando falhas em análises atuais.

Comece seu editorial com algo semelhante a uma declaração de tese. A introdução – o primeiro ou os dois primeiros parágrafos – devem atrair a atenção do leitor. Você pode começar com uma questão profunda, uma citação, ou pode resumir qual a intenção de seu editorial.  

Afirme claramente seu argumento. O resto de seu editorial se firmará no apoio de sua opinião. Faça-o ser o mais impactante possível. Porém, ao fazê-lo, jamais use o pronome “Eu” – ele diminui a força e a credibilidade do trabalho e parece muito informal.

Siga com uma explicação objetiva da questão. O desenvolvimento de seu trabalho deve explicar o problema objetivamente, de maneira semelhante ao jornalismo, apontando por que a situação é importante para o leitor ou para a comunidade como um todo.[1]  

Inclua quem, o que, quando, onde, por que e como. Cubra todas as suas falhas e aponte fatos ou citações de fontes relevantes. Isso garante que cada leitor tenha um conhecimento básico sobre o assunto em mãos.

Explicação:

Perguntas interessantes