Ed. Física, perguntado por ghlenda15040406, 1 ano atrás

como eram praticadas as provas de corrida com obstaculos de corrida com barreiras de lançamento e de arremesso na grecia antiga?

Soluções para a tarefa

Respondido por LíviaCarneiro
3
Corridas

O atletismo é uma das modalidades mais destacadas nos Jogos Olímpicos atuais e possui características típicas, como a prova de 100 metros rasos e a prova de corrida com obstáculos. Na Grécia Antiga, também havia uma modalidade semelhante, mas com características peculiares. Segundo as pesquisas presentes no site “Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga”, coordenado pelas pesquisadoras Maria Celeste Cansolin Dezotti e Jame Kelly de Oliveira, as corridas a pé (chamadas de drómos) eram divididas em pelo menos cinco modalidades:

1) stádion: consistia na corrida normal de velocidade e era executada contornando-se o estádio de Olímpia, que media cerca de 192 metros; 2) díaulos: era o mesmo tipo de corrida do stádion, porém feita duas vezes; 3) dólikhos: também era uma corrida que cobria o perímetro do estádio, cuja execução do percurso poderia variar de 7 a 24 vezes, podendo chegar a aproximadamente 4.000 metros. 4) hoplitodromía: corrida com armamento e armadura de um soldado (hoplita), isto é, elmo, escudo, perneiras, espada etc. Por fim 5), a lampadedromía, que consistia na corrida com uma tocha acesa que era revezada com outros atletas de uma mesma equipe, semelhantemente às provas atuais de corrida com revezamento de bastão.


Lançamentos e saltos

O lançamento (ou arremesso) de disco, conhecido como dískos, é também uma modalidade bastante antiga, que precede os jogos de Olímpia. Assim como atualmente, o atleta deveria arremessar os discos (à época feitos de pedra ou metal polido, pesando cerca de 5 quilos) a um mínimo de distância estipulado. Já o arremesso de dardo, chamado de akón, também presente nos jogos atuais, derivava da prática do uso da lança nas caçadas e nas guerras. O atleta deveria lançar o dardo (cujo comprimento chegava aos 1,70 metros) no centro de um círculo, desenhado no chão, a uma distância considerável. Quanto aos saltos a distância, que eram então chamados de pédema, havia também procedimentos semelhantes ao que acontece na modalidade atual desse tipo de esporte: os atletas tinham que executar o salto a uma distância mais longa possível, servindo-se de propulsão que se ganhava com ao correr, antes de altar.
Perguntas interessantes