Como eram as decisões políticas na Grécia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Explicação:
Na Grécia antiga existiu dois tipos de democracias, a primeira fundada por Clístenes a qual a lei não era exatamente o que estava escrito acima, este fazia daqueles que eram imigrantes de outros países, mulheres, prisioneiros de guerra e outros endividados, sendo considerados escravos, e tais nem eram reconhecidos como cidadães desta época, porém ao passar do tempo e com sua morte, Drácon e Sólon reformaram esta "democracia" deixando mais pessoas como cidadães e liberando o direito de voto a partir de um conjunto partidário de seis mil homens.
Resposta:
Obs: Na Grécia Antiga, conheceu-se várias formas de governo (democracia, tirania, oligarquia, monarquia).
Democracia em Athena:
• A democracia acontecia de maneira direta, todos aqueles considerados cidadãos poderiam participar da política, vota e expressar sua opinião em diferentes assuntos relativos a cidade. Inicialmente, a forma política de Athenas era a aristocracia, posteriormente, um conselho de eupátridas, chamado de eclesia escolhiam quem destinha os poderes militares, religiosos e judiciários. Após isso, Atenas ainda passou pela tirania e pela democracia como forma de política.
• Em Athenas, existia uma limitação ao termo CIDADÃO, nem todos os habitantes da Grécia eram considerados cidadãos e apenas eles poderiam interferir na vida política da sociedade. Pré-requisitos para ser um cidadão ateniense: homem, de pai e mãe atenienses, livres e adultos; ou seja; mulheres, estrangeiros, escravizados e crianças NÃO participavam da política.
• Era comum que as decisões políticas acontececem na Agora, área da PÓLIS que funcionava como praça.
⚔️ Democracia em Esparta:
• Em Esparta, a democracia nunca existiu, sua organização política tinha como base o militarismo, e funcionava da seguinte forma:
Dois Reis - sendo um deles para assuntos militares e outro para religiosos.
Conselho de Anciãos - denominado gerúsia
Assembleia - chamada apela
Espero ter ajudado, bons estudos!