Física, perguntado por ana201914220105601, 10 meses atrás

como eram as danças do Sul?

e do sudeste?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Suelenlm
4

Oii, tudo bem? Espero ajudar você, bons estudos!❤

Sul: As principais são o Vaneirão, a Chula, a Milonga e a Chimarrita.

Sudeste: Batuque, Capoeira, Catira, Caxambu, Ciranda, Congo, Dança açoriana, Dança alemã, Dança de cana-verde, Dança do tamanduá, Dança de velhos, Fandango, Funk, Jongo, Quadrilha e Samba de lenço.

Respondido por precisodeajudasennao
2

As danças presentes na cultura da Região Sudeste são:

Bate flechas

É uma dança de cunho religioso, em louvor a São Sebastião, tipicamente capixaba. Nesta, os dançarinos homens e mulheres usam duas flechas cada para marcar ritmo juntamente com a batida dos pés.

Dança de São Gonçalo

De origem portuguesa, pode ser encontrada em diversos estados do Brasil, com características próprias em cada região. As moças se vestem de branco, rosa ou azul. Cada figurante conduz um arco de madeira enfeitado de papel de seda da cor do vestido. Em certos lugares, um único homem participa da dança e comanda a função, trajado de branco, o qual desempenha o papel de São Gonçalo.

Mineiro-pau

É uma dança tipicamente mineira que conta com a participação de apenas homens, os quais usam bastões de madeira, que marcam o ritmo da coreografia.

Ticumbi

É uma versão capixaba da Congada. Só é encontrada no estado do Espírito Santo, é uma dança dramática guerreira. É praticada por negros que se vestem de branco, usam batas longas enfeitadas de fitas muito coloridas.

Outras danças da Região Sudeste: Batuque, Capoeira, Catira, Caxambu, Ciranda, Congo, Dança açoriana, Dança alemã, Dança de cana-verde, Dança do tamanduá, Dança de velhos, Fandango, Funk, Jongo, Quadrilha e Samba de lenço.

tipos de danças típicas da região Sul do Brasil.

Chula

A chula é um dos tipos de danças típicas da região Sul que derivam das danças portuguesas trazidas pelos imigrantes. Foi inserida na cultura do local pelos tropeiros e, por esse motivo, é tradicionalmente dançada por homens ao som da gaita gaúcha, instrumento típico da região. Na chula, um bastão de madeira é colocado no chão, e em torno dele os dançarinos realizam passos que envolvem pequenos pulos e sapateados.

A temática da dança gira em torno do desafio entre dançarinos, onde um deve realizar a sequência de passos anteriormente realizada pelo outro, onde o primeiro que errar perde a disputa. A chula ainda é bastante presente em festas populares da cultura do Sul

2 – Vaneira

A vaneira foi trazido ao Sul do Brasil pelos imigrantes alemães. Baseado na habanera, um tipo de dança de salão cubana, a vaneira é dançada de acordo com o ritmo da música, mesclando elementos de valsa. É dividida em três classificações:

Vaneirão: Dançado em um ritmo mais rápido;

Vaneira: Em ritmo normal;

Vanerinha: Em um ritmo mais lento.

vaneira  

As vestimentas utilizadas pelos dançarinos de vaneira são baseadas em elementos europeus da idade média, com os homens utilizando calças folgadas e as mulheres, vestidos de manga longa.

3 – Mazurca

A mazurca, assim como a maioria das danças típicas da região Sul do Brasil, tem origens europeias, nesse caso proveniente da Polônia. É um ritmo de dança muito rápido e envolvente, dançada por casais que vão se distribuindo pelo palco. A mazurca mescla elementos rancheiros e de tipos de dança de salão, onde os dançarinos utilizam as vestimentas semelhantes aos da vaneira. A música tocada no momento define as passadas e o ritmo dos dançarinos, acompanhados por violinos e gaitas gaúchas.

4 – Chimarrita – Dança típica da região Sul de origem portuguesa

A chimarrita é uma dança originária da Ilha da Madeira (Portugal), trazida ao Brasil pelos imigrantes portugueses da região dos Açores por volta do século XVII. Muito popular entre as danças típicas da região Sul do Brasil, a chimarrita é dançada em um ritmo animado, no qual os participantes alinham-se em uma fila, formando-se casais, que iniciam os movimentos rítmicos sapateando e batendo palmas.  

chimarrita-dança-portuguesa

As vestimentas usadas pelas dançarinas de chimarrita constituem em saias longas fazendo conjunto com uma bata. Já os homens, utilizam a tradicional vestimenta gaúcha: calças longas e folgadas, formando conjunto com camisa social e colete. Completando o visual, podemos destacar o lenço de tecido amarrado na altura do pescoço, assim como as típicas botas de cano longo e o chapéu de estilo rancheiro.  

5 – Milonga

A milonga é uma dança espanhola muito popular na região Sul, assim como na Argentina. Seu estilo mescla elementos do tango, o que acaba por caracterizá-la como um tipo de dança de salão. Também muito popular no Uruguai, a milonga é dançada em casal, e segue um ritmo sensual e elegante. Os homens tradicionalmente vestem terno ou algum tipo de roupa social mais despojada, enquanto as mulheres usam um vestido liso e discreto, junto com sapatos de salto alto.  

6 – Pau de Fitas – Dança das fitas

Assim como muitas das danças típicas da região Sul do Brasil, o pau de fitas é de origem portuguesa. Trazido para a Sul pelos imigrantes, o pau de fitas (também conhecido como dança das fitas) é dançado em torno de um mastro alto firmemente fixado no solo.

Perguntas interessantes