História, perguntado por melyssacruz7, 4 meses atrás

como eram as condições de trabalho dos operarios nas fabricas na inglaterra no seculo xix

Soluções para a tarefa

Respondido por alicebresendesilva
2

Explicação:

Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.

Respondido por ALLISSONvapoo
2

Resposta:

As condições de trabalho na Revolução Industrial:

A Revolução Industrial (meados do século XVIII) mudou completamente o modo de produção de mercadorias, a forma de organização a força de trabalho, a relação entre capital e trabalho, e marca na história o domínio do homem sobre novas formas de energia aplicadas à produção industrial. Nesta aula vamos nos focar nas condições de trabalho na Revolução Industrial.

A partir da intensificação dos processos fabris a Revolução Industrial contribuiu para a consolidação do que entendemos como o capitalismo moderno. Formaram-se ali de maneira clara dois novos grupos sociais: a burguesia industrial e o operariado.

A burguesia industrial é a classe dos proprietários dos meios de produção, também denomindos capitalistas. Dos donos das matérias-primas, das fábricas, das máquinas, dos bancos, das terras e de outros bens. Ela se apropria dos lucros gerados pelo aumento da produtividade proporcionado pelas novas máquinas.

O operariado ou proletariado é o trabalhador operário que surgiu com a Revolução Industrial e que em troca da sua força de trabalho recebe um salário para sobreviver.

As condições de trabalho na Revolução Industrial

O salário paga apenas uma parte do seu tempo de trabalho, o restante é apropriado pelo capitalista.

Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.

Muitos trabalhadores adquiriram doenças respiratórias por causa do ar poluído que vinha das máquinas.

Os movimentos repetitivos dos braços desgastavam as articulações do corpo e causavam intensas dores.

Alguns operários sofriam graves acidentes de trabalho e ficavam incapacitados para o resto da vida.

Os patrões incentivavam o trabalho infantil, pois as crianças recebiam salários mais baixos e eram mais obedientes (o trabalho de crianças a partir de seis anos era comum nas fábricas inglesas).

Mulheres e crianças recebiam um terço do salário de um homem.

Marca como melhor resposta prfv

Bons estudos.


kakazinl: oii
kakazinl: me ajuda em biologia pfv?
ALLISSONvapoo: ok
ALLISSONvapoo: qual a pergunta ?
kakazinl: postei la já
Perguntas interessantes