como era realizado o comércio intenso exterior a partir da cidade de Roma
POR FAVOR ME AJUDEM!!!
Soluções para a tarefa
Os romanos utilizaram a sua rede de estradas em paralelo com a sua frota comercial. Isto favoreceu os intercâmbios no interior continental, provocando uma expansão mercantil fulgurante.
A unificação política crescente dos países mediterrâneos, conduzida pelo Império Romano, deu origem à deslocação de algumas rotas marítimas e a utilização de novos portos. A consolidação da marinha romana sob Augusto praticamente eliminou a ameaça de pirataria. Regiões inteiras especializaram-se e comerciaram entre si. Inúmeras rotas marítimas permitiram que produtos de forma barata e fácil fossem transportados e comercializados ao redor do Mediterrâneo. Viagens como de Alexandria a Puteoli duravam entre 15 a 20 dias; De Gaza a Bizâncio entre 10 a 12 dias; De Cartago a Ostia entre 3 a 6 dias.
A rede de estradas, que partia de Roma, o sistema monetário único, a língua e o sistema legal comum para todo o império garantiam o intercâmbio de bens e de pessoas, tanto por terra quanto por mar, para qualquer lugar, formando uma vasta região quase auto-suficiente e sem obstáculos políticos.
O comércio internacional ligou, através de rotas comerciais por via terrestre e por via marítima, a Índia a Roma, desenvolvendo-se intensas transações entre as duas regiões. Logo após os Romanos conquistarem o Egito Antigo em 31 a.C., o comércio e a comunicação regular entre a Índia, o Sudeste Asiático, o Sri Lanka, a China, o Médio Oriente, a África e a Europa, florescem a um nível nunca visto antes.