História, perguntado por jdceubibsi, 1 ano atrás

Como era o trabalho dos menores durante a revolução industrial?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Jessicacerqueira1
2

Explicação:

mais de cem anos, em 1886, trabalhadores de Chicago se mobilizaram por dias em greves e manifestações por melhores condições de trabalho. A data do início das mobilizações, 1º de maio, seria, anos depois, decretada como Dia Internacional do Trabalho. As más condições de trabalho vivenciadas à época atingiam até as crianças, que eram parte da mão de obra.

A situação dos operários de Chicago e a criação do Dia do Trabalho têm como contexto o final do século XIX e início do século XX, quando a industrialização se expandia em ritmo acelerado e a precarização do trabalho era disseminada. As jornadas de trabalho eram exaustivas e os acidentes de trabalho recorrentes. A mudança dessas condições estava na lista de reivindicações dos operários e dos sindicatos, que começavam a surgir. Além disso, a exploração indiscriminada da mão de obra infantil era mais um elemento da precarização geral do trabalho na época.

Com as novas tecnologias de produção, trazidas pela Revolução Industrial, o trabalho nas fábricas passou a demandar menos força, o que permitiu que crianças e mulheres fossem absorvidas como mão de obra. “O termo trabalho infantil surge com a Revolução Industrial com crianças sendo empregadas pelas fábricas e ganhando salário. As máquinas permitiam isso, já que o trabalho ficou mais fácil de ser feito, pois não demandava tanto esforço”, explica a economista Ana Lucia Kassouf, docente e pesquisadora na Universidade de São Paulo (USP).

Ela ainda destaca que não existiam legislações nacionais ou internacionais que condenassem o trabalho de crianças, mas a questão começava a incomodar os trabalhadores que passam a pedir o fim ou a regulação do trabalho infantil.

Realidade brasileira

Perguntas interessantes