como era o ritmo de trabalho do artesão
Soluções para a tarefa
O trabalho manual sempre existiu e existe até hoje, sua hegemonia foi durante o século XVII, e dentre as formas “pré-feudais” de organização as mais antigas eram oficinas artesanais independentes, onde a produção era no domicilio do artesão, urbano ou rural.
O artesão era proprietário do meio de produção e trabalhava para uma clientela local, com o crescimento do mercado e o aumento da demanda, ele passou a ter contato com o comerciante de mercadorias, que através do mercado e sua mobilidade oferecia a matéria prima e vendia o produto acabado para quem o consumia.O ritmo de produção era de acordo com o interesse e a habilidade do artesão, não havendo divisão de trabalho, que por isso era qualificado, ou seja, ele precisava saber fazer o produto completamente, dês do inicio do possesso de fabricação até o fim.
As oficinas artesanais até o século XVII tinham estas características. O aumento da demanda de produtos durante o período chamado de revolução industrial (século XIX), gera o aumento da demanda de fabricação e em função disso surge uma outra hegemonia fabril para viabilizar a fabricação em maior escala, a da manufatura.