História, perguntado por VitoriaMoraesCidade, 1 ano atrás

Como era o relacionamento entre realeza e burguesia na época do absolutismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por matheustwd8
88
Na França do séc. XVII existia três camadas sociais: clero, nobreza e terceiro estado. A burguesia estava na classe do terceiro estado que reunia cerca de 18 dos 19 milhões de hab.; a maioria sem privilégios. O terceiro estado dividia-se em: burgueses, artesãos e camponeses. Industriais e comerciantes formavam a alta burguesia.; a pequena burguesia era composta de oficiais ligados à administração e a burocracia: advogados, médicos e escrivãos.Os artesãos estavam sujeitos à longas jornadas de trabalho. Os camponeses viviam oprimidos por impostos reais , dízimos e obrigações feudais. O conflito entre as classes sociais foi condição fundamental do poder absoluto. O rei instigava o conflito,procurando sobrepor-se a ele e dele tirar proveito. Protegeu a alta burguesia, deu-lhe monopólios comerciais e industriais e arrendou-lhe impostos. Garantiu-lhe ascensão social, apoiando-lhe contra clero e nobreza. Concedeu privilégios ao alto clero . Também protegeu a corporação dos artesãos contra os grandes capitalistas, assegurando-lhes direitos ao mesmo tempo em que defendeu artesãos e capitalistas contra os assalariados. Garantiu aos camponeses direitos de posse e propriedade adquiridos pelo costume. Em resumo, a realeza descansava sobre o conflito generalizado que tendia a equilibrar as forças sociais, especialmente o conflito entre as duas classes sociais mais poderosas, a nobreza e a burguesia.
Respondido por EduardoPLopes
38

Durante o Absolutismo havia uma espécie de "acordo" entre as classes dominantes (a realeza, a nobreza, o alto clero e a alta burguesia) que garantia que uma agisse em benefício dos interesses da outra, sendo a (alta) burguesia e a realeza aliadas no controle político das suas sociedades.

À medida que o tempo passou, contudo, e o poder econômico da burguesia cresceu, passou a exigir uma participação cada vez maior na condução do Estado, ao ponto de se tornar uma ameaça e um obstáculo para as outras classes, que tentaram resistir aos avanços da burguesia.

Por volta do século XVIII (XVII, na Inglaterra) romperam-se os laços políticos entre estes dois grupos, e a burguesia passou a defender abertamente a queda da nobreza.

Mais sobre a burguesia em:

https://brainly.com.br/tarefa/19394952

Anexos:
Perguntas interessantes