História, perguntado por wilian60, 1 ano atrás

Como era o cenário político econômico da Europa antes da primeira guerra mundial?

Soluções para a tarefa

Respondido por annalessya18181
0
 Antes da Primeira Guerra Mundial (de 1914 a 1918) existia uma ordem multipolar em que alguns países europeus - Reino Unido à frente, secundado pela França - mantinham vastos impérios colonias, isto é, administravam colônias em territórios ultramarinos, isto é, fora do continente europeu. 

Neste contexto, às colônias competiam fornecer matérias-primas e servir como mercados consumidores complementares aos das metrópoles. Estas além de administrarem politicamente as colônias se especializaram na produção industrial de produtos de alto valor agregado cujo excedente era escoado para as colônias, sempre com lucro para as metrópoles. 

Este novo modelo de colonização ficou conhecido como Neocolonialismo ou Imperialismo e se deu, principalmente na Ásia, na África e na Oceania. Assim era chamado para se distinguir do processo colonial anteriormente praticado pelas potências europeias no continente Americano que fora colonizado primeiro 

No modelo anterior, o motor do colonialismo era o mercantilismo, enquanto no novo era a Rev. Industrial. 

Reino Unido e França saíram em vantagem na corrida colonial e, por isso mesmo, ficaram com as melhores possessões por terem se industrializado primeiro. Porém, outros países europeus, que se industrializaram tardiamente, como Alemanha e Itália principalmente, saíram, assim, em desvantagem na corrida colonial. O que gerava tenção com as potências então estabelecidas: normalmente rivais, França e Reino Unido, alternavam momentos de cooperação para impedir outros concorrentes lhes suprimissem os mercados então conquistados e consolidados. 

Vale ressaltar que fora do contexto europeu, apareciam outras potências - EUA, no continente americano e Japão, no continente asiático - que igualmente demandavam novos mercados consumidores para as suas respectivas indústrias e, portanto, entravam em atrito com as demais. 

Havia também os Impérios Centrais. Austria-Hungria, que embora fosse uma grande potência econômica e militar europeia, não alimentava pretensões de expansão ultramarina, apenas queria se expandir dentro do continente europeu. 

E a Rússia, cujo imenso território incluía enormes domínios na Ásia (Sibéria). Porém, era uma potência decadente e atrasada. Em 1904/1905, a Rússia saiu derrotada de um embate contra o expansionismo japonês. Foi a primeira vez na história contemporânea que uma grande nação europeia perdeu para um país não-europeu e esta derrota não foi bem assimilada pela população russa, o que viria ser um dos fatores que pavimentariam a Rev. Socialista de 1917. 

Às vésperas de 1914, as nações europeias haviam assinado vários tratados de cooperação militar mútua em que se uma delas fosse agredida, as demais viriam em seu auxílio. Tínhamos, lado a lado, Tríplice Entente (França, Reino Unido e Rússia) e Tríplice Aliança (Impérios Alemão, Austro-Húngaro e Turco-Otomano que incluía domínios tanto na Europa quanto no Oriente Médio). 
Após um incidente em 1914, o assassinato do Arquiduque (e herdeiro do Império Austro-Húngaro), Francisco Ferdinando por um nacionalista sérvio, o sistema de alianças foi acionado e os países foram declarando guerra mutuamente. 

A saída da Rússia (devido à Rev. de 1917) e a entrada dos EUA no lugar desta, logo em seguida, decidiu o confronto à favor da Entende. 

Os impérios derrotados se viram desmantelados e foram despojados de suas colônias (mercados) que foram partilhadas pelas potências vencedoras, principalmente, entre França e Reino Unido. 

Conclusão. 

A Primeira Guerra Mundial, nada mais foi que uma guerra civil europeia que teve desdobramentos em todo o mundo por ser a Europa, até então, o centro hegemônico mundial. A Europa manteve seu status de centro hegemônico - principalmente o Reino Unido manteve seu status - embora tenha saído mais enfraquecida. Só na guerra subsequente, a de 1939-1945, viu-se a erodização da hegemonia europeia e ascensão dos EUA e da URSS lado a lado inaugurando a nova ordem bipolar. 

A Primeira Guerra foi chamada inicialmente de A Grande Guerra no período Entre-Guerras (de 1919 a 1938) porque se achava naquela época que não haveria outra guerra igual ou superior aquela em matéria de perdas humanas, destruição e ferocidade. Foi muito apropriadamente rebatizada de Primeira porque a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi, a rigor resultado das feridas ainda abertas da Primeira. 
Perguntas interessantes