História, perguntado por Yangami, 1 ano atrás

Como era e como funcionava a escolástica?

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandaragaop8dldx
2
Escolástica ou escolasticismo (do termo latino scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola, instruído]) foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca dos séculos IX ao XVI. Mais um método de aprendizagem do que uma verbo ou teologia, a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs,[1] de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, especialmente o da filosofia grega.[2] Colocava uma forte ênfase na dialética para ampliar o conhecimento por inferência e resolver contradições. A obra-prima de Tomás de Aquino, Summa Theologica, é, frequentemente, vista como exemplo maior da escolástica.
Respondido por NANDOFRC
0

Resposta:

A ESCOLÁSTICA

O termo Escolástica se refere à teologia cristã formulada a partir do século  XI no Ocidente (cristandade latina). A origem etimológica latina é scolarum (escola).

Isto porque os principais intelectuais escolásticos trabalhavam em instituições de  ensino. Podemos afirmar que a principal influência da Escolástica foi o pensamento  aristotélico, e a principal rivalidade intelectual com os intelectuais árabes Averróis e  Avicena (LIBERA, 1999).

Um dos primeiros autores escolásticos foi Santo Abelardo. Monge da Ordem  de São Bento, autor de importantes escritos que visavam casar a fé cristã com a razão  filosófica. No entanto, São Tomás de Aquino foi o principal formulador das teses  escolásticas. Monge da Ordem Dominicana, seu primeiro livro foi a Suma Contra  os Gentios, no qual combatia argumentativamente contra os intelectuais árabes  maometanos da Península Ibérica (Averróis, Avicena).

Contudo, seu principal livro  foi a Suma Teológica, um tratado no qual o autor reflete sobre múltiplas questões  da vida nas esferas cultural, econômica e social, como a guerra, a paz, os lucros  nas transações financeiras, a sexualidade, entre tantos outros, sempre com uma  dupla lente, formada pelo cristianismo e o aristotelismo. Sua base racionalista o fez  formular cinco vias que levam até Deus.

Explicação:

Perguntas interessantes