História, perguntado por larisssamanoela2, 9 meses atrás

como era dividido os três poderes em atenas? P hj pfvv

Soluções para a tarefa

Respondido por Pedroema2402
3

OLÁ larissamonoela2, SOU O REI BRAINLY E VOU TE AJUDAR POR AQUI!

RESPOSTA DO REI BRAINLY:

LEGISLATIVO, EXECUTIVO, E JUDICIÁRIO

ESPERO TER AJUDADO!

QUALQUER DÚVIDA ESTAMOS AQUI PARA TE  RESPONDER!

HÁ NÃO ESQUEÇA DE DAR OBRIGADO E DE DAR A MELHOR RESPOSTA, POIS ISSO NOS INCENTIVA Á AJUDAR PESSOAS PRECISANDO DE AJUDA, COMO VOCÊ!

Anexos:

larisssamanoela2: Mttt obrigada
larisssamanoela2: Como era dividido?
larisssamanoela2: Ok,obg d verdade
Respondido por giovanalm
2

Resposta:

O regime democrático ateniense assentava em diversas instituições detentoras dos poderes básicos deste regime: o legislativo, o executivo e o judicial.

O poder legislativo competia à Assembleia do Povo ou Ecclesia, uma assembleia constituída pela totalidade dos cidadãos e que aprovava as leis; decidia da guerra ou da paz; elegia ou sorteava os membros de outras instituições; votava cidadãos ao ostracismo (isto é, ao exílio).

O poder judicial era exercido pelos tribunais. Os casos a que hoje chamaríamos de delito comum eram julgados pelo Helieu ou Tribunal Popular, composto por seis mil juízes sorteados anualmente.  O Areópago, tribunal constituído por todos os antigos arcontes, julgava os crimes religiosos e de morte.

O poder executivo, ou seja, o poder de fazer cumprir as leis aprovadas na Ecclesia, estava nas mãos de um grupo de magistrados - 10 arcontes e 10 estrategos.  Os arcontes eram sorteados anualmente; presidiam à organização dos tribunais e ao culto dos deuses. Os estrategos eram eleitos pelos cidadãos; chefiavam o Exército e a Marinha e tinham voz preponderante nas decisões importantes da política interna. Péricles foi o mais destacado destes magistrados.

Explicação: Essa palavra 'Ecclesia' era no caso a principal assembleia da democracia ateniense na Grécia Antiga.


larisssamanoela2: OBRIGADA
giovanalm: amg, esses poderes surgiram lá na antiguidade através de vários filósofos que já debariam sobre poderes políticos.
giovanalm: deu a entender que quis dizer que esses poderes são exclusivos do brasil kkjk
Perguntas interessantes