Artes, perguntado por roberetrmtm2015, 1 ano atrás

como era a roupa dos homens e das mulheres na época de Luís xiv , na frança e nos países vizinhos

Soluções para a tarefa

Respondido por CarolSoaresGomes
2
Para os homens desse período, a toilette era composta de culote justo até os joelhos, camisa, colete, casaca, meias brancas e sapatos de saltos (mais baixos que os do período anterior). Na moda masculina pouca coisa mudou desde o momento final do reinado de Luís XIV. Os coletes eram bordados e abotoados à frente, as casacas também com os botões frontais, passaram a ser bordadas a partir da segunda metade do século XVIII.
Os cabelos ou mesmo as perucas, eram amarrados atrás em rabo de cavalo. Estas, por sua vez, podiam ser de cabelos naturais, crina de bode ou de cavalo e também de fibras vegetais. Além de serem empoados (cabelos e/ou perucas) de cinza ou branco, hábito que vem desde o princípio do século XVIII e perdurou até à Revolução Francesa, ganhavam agora, sob Luís XV, um laço de fita de seda preta na nuca e um outro na ponta do rabo de cavalo. Além do mais usavam o chapéu tricórnio na cor preta. Foi a França lançando moda e influenciando toda a Europa.


 que muito marcou esse momento na moda feminina foram os penteados, que já vinham se elevando desde 1760 e, que de fato, foram assimilados a partir de 1770. Esses atingiram as últimas consequências em proporção e enfeites. Lembremos que as mulheres não usavam perucas e seus adornos eram feitos com os próprios cabelos. Usavam de recursos de enchimentos para obterem volumes consideráveis. Untavam-nos para aplicar-lhes o pó e enfeitavam-nos com cestos de frutas, caravelas, cenas pastorais, moinhos de vento, borboletas etc. Para manter todo esse volume de pé usavam um suporte de crina de cavalo por trás da cabeça, além do recurso dos alfinetes. Se o Barroco esteve associado às perucas e aos peruqueiros, especialmente masculinos, o Rococó foi ligado aos penteados enormes e aos cabeleireiros femininos.
sse final do Rococó também foi comum entre as mulheres a saia de enormes volumes laterais, obtidos com excessivos paniers, que para passarem numa porta era necessário abri-la em suas duas partes; da mesma forma, que ao sentarem num banco de jardim ocupavam-no praticamente todo.
Perguntas interessantes