História, perguntado por analaurapontinivi26, 10 meses atrás

Como era a produção do Oikos? Pág. 131

3) – Como era composta a Cidade-Estado? Pág. 132

4) – O que estimulou os gregos a buscar terras em áreas distantes? Pág. 133

5) – Nas mãos de quem estava o poderem Atenas? Pág. 134

6) – Quais foram as reformas propostas por Clístenes? Pág. 135

7) – O que era o Ostracismo? Pág. 135

8) – O que possibilitou que mais pessoas pudessem participar da Eclésia? Pág. 136

9) – Quais eram os principais órgãos do governo espartano? Pág. 137

10) – Como era dividida a sociedade espartana? Pág. 138​


analaurapontinivi26: por favor e para hoje

Soluções para a tarefa

Respondido por kaluasf
7

Resposta:

Explicação:

Como era a produção de Oikos?

R.: Na Grécia Antiga, o oikos era o nome dado para a unidade básica de uma sociedade, formada pelo chefe, representado pelo homem mais velho, sua família (filhos e esposa) e seus escravos, que conviviam em um mesmo ambiente doméstico.

3) A cidade-estado grega era composta por um palácio em sua região central, onde ao redor desenvolvia-se a pólis, a aglomeração urbana. As cidades-estado gregas também mantinham quartéis e fortificações, sendo que a construção de muralhas era comum nas mais desenvolvidas.

4) Em razão do relevo montanhoso,que dificultava a agricultura,e do aumento da população,muitos estrangeiros que moravam na Grécia e muitos camponeses se estabeleceram em outras terras. Essa prática favoreceu o surgimento das colônias.

5) O desenvolvimento de Atenas deu-se em um cenário que o poder político da cidade concentrava-se na mão da elite (aristocracia), dona das terras e riquezas. Essa elite de ricos era conhecida como eupátridas.

6) Seu objetivo era criar um Estado baseado na igualdade política e na participação de todos os cidadãos no governo.

7) O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.

8) Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo. No século V a.C. havia 43 000 pessoas participando da Eclésia. Originalmente, se encontrava uma vez a cada mês, mas mais tarde se encontrava três ou quatro vezes por mês. Os assuntos eram estabelecidos pela Bulé. Os votos eram contados pelas mãos.

9) O principal órgão político, administrativo e judiciário de Esparta era o “Conselho de Anciãos”, também chamado de Gerúsia, composto por 28 gerontes com mais de 60 anos de idade e que já haviam cumprido suas obrigações militares

10) Em Esparta a sociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras. Só os esparcíatas tinham direitos políticos. Periecos: eram pequenos comerciantes e artesãos.


analaurapontinivi26: obrigada
kaluasf: ; )
Respondido por angelalopesmoura
5

Resposta:

Explicação:

A produção dos Oikos era voltada para subsistência e o que sobrava era acumulado pelo chefe com o passar do tempo o chefe do maior e mais cinco anos ganhou poder tornou-se Rei passou a governar auxiliando por uma assembleia de guerreiros ai dos outros grupos familiares essa Assembleia formada por guerreiros com igual poder de decisão de origem à cidade - estado grego

Perguntas interessantes