Geografia, perguntado por anacamelo1, 4 meses atrás

Como era a organização do espaço econômico no século XIX? Me ajudem pfv

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieligoulart87
3

Resposta:

Mundial o Brasil adotou uma industrialização de substituição de importação e iniciou de forma efetiva e determinante a configuração econômica e espacial.

Antes da inserção da indústria no Brasil, a atividade econômica estava vinculada ao setor primário (agricultura, pecuária, mineração e extração de recursos naturais), não havia uma ligação entre os estados da federação em nenhum nível, com isso os estados e municípios realizavam de forma isolada suas decisões.

Nesse período as regiões mais povoadas eram aquelas que detinham algum produto com boa aceitação na Europa e nos EUA, dentre as regiões destacava-se a produção de açúcar na zona da mata, o algodão no Maranhão, algumas jazidas de ouro e diamante no centro do país, e por fim a produção de café no estado de São Paulo.

Toda a infra-estrutura de transporte existente nesse momento servia apenas para ligar as áreas produtoras até os portos, deixando de lado o interesse de interligar os principais centros ao interior do país.

Todas as áreas produtoras tiveram em um momento o seu destaque produtivo, sempre de acordo com a necessidade e interesse do mercado internacional, dessa forma podemos destacar o litoral nordestino em seu apogeu, nos séculos XVI e XVII, no século XVIII o período aurífero se passou nos estados de Goiás e Minas Gerais. Nesse mesmo século o Maranhão se tornou o principal produtor de algodão e assim contemplou um precioso momento econômico, mas logo houve o declínio provocado pela infertilidade do solo e pela diminuição da procura do produto.

Espero ter ajudado e se puder marca como melhor resposta pra me ajudar;)

Respondido por edivanioaurino
0

Resposta:

A economia brasileira no século XIX foi marcada pelo fato de o país ser um centro periférico agroexportador, porém essa economia voltada para o mercado externo permitiu que fossem estabelecidas no Brasil condições para que se fortalecesse o seu mercado interno. O café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e o início do século XX, garantindo as divisas necessárias à sustentação do Império do Brasil e também da República Velha.

Explicação:

Perguntas interessantes