Artes, perguntado por marcosalexandre1635, 9 meses atrás

Como era a escultura Maia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por tiacharlidoidah0
0

A arte maia é a forma de expressão social, política e ideológica de um dos povos pré-colombianos mais desenvolvidos, os maias. Eles vivem na América Central, nos lugares em que estão os atuais sítios arqueológicos da região. Com uma população de cerca de 2 milhões de pessoas, os maias estão espalhados por territórios que passam por países como o México, a Guatemala e Honduras.

Assim como acontecia no Egito Antigo, a civilização maia usava a escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos) para atividades fundamentais como registrar fatos, datas, contar impostos.

Por causa dessa habilidade técnica evoluída, no sentido da importância cultural, existem historiadores que comparam os maias aos povos da Grécia Antiga. Feita a ponderação, para compreender a configuração da arte maia, convém apresentar os três cruciais períodos de desenvolvimento dos povos:

• Pré-maia (aproximadamente 3000 a.C. até 317 d.C.): quando iniciou na América Central um notável crescimento populacional, movido pelo aumento significativo da produção de milho;

• Antigo Império (317 a 987): período em que as cidades maias formaram estado centralizado, sendo governado por um monarca quase divino;

• Novo Império (987 a 1697): as cidades reconquistaram a independência e voltaram a formar as cidades-Estado, sem perder a cultura comum do povo maia.

A base da sociedade maia era constituída por trabalhadores urbanos, a exemplo dos artesãos e os camponeses. Através das pinturas e representações esculturais, a arte maia registrava as classes sociais por meio das roupas e tarefas executadas pelas figuras humanas das cenas.

Nas construções, ao longo de mais de 2 mil anos, os maias utilizaram variados materiais e técnicas. Como resultado, a edificação da civilização conseguiu um grande desenvolvimento arquitetônico e alcançou grau de sofisticação não encontrado entre os outros povos da América.

Arquitetura como forma de arte

Na arquitetura maia, o principal aspecto artístico era o caráter cerimonial, fato que proporcionou o surgimento de estruturas monumentais. As construções eram feitas em grandes plataformas de pedra. Ali, as edificações eram erguidas com paredes de terra batida. Depois disso, eram revestidas por pedra talhada ou argamassa. Vale destacar que os tetos tinham forma de falsa abóbada, estrutura semelhante a um teto curvilíneo.

Nos exteriores de palácios e pirâmides, esculturas faziam parte da decoração. As obras têm suas raízes na cultura olmeca (1.200-400 a.C), além de traços da arte egípcia.

Perguntas interessantes