História, perguntado por debbybarbby, 10 meses atrás

Como era a escravidão na África antiga? Explique

Soluções para a tarefa

Respondido por emanumk
1
A escravidão na África antiga já era existente mesmo antes da chegada dos europeus. Porém, essa escravidão ocorria por motivos éticos ou seja, de guerras, de rivalidades políticas, condenação de crimes. Não era determinada pelo fenótipo (cor de pele).
Respondido por clwricesz
2

Resposta:

Uma antiga forma de exploração

Você pode resumir, e colocar os pontos que mais importam pra você! Eu quis deixar bem completo para você entender melhor, mas você pode resumir. Espero ter ajudado :)

Explicação:

Muitos dos povos africanos utilizavam escravos para os mais diversos fins, e como cada povo africano tem sua própria organização política, econômica e social, a escravidão na África se desenvolveu de muitas formas.

De uma maneira geral, partindo da história de grande parte desses povos, podemos dizer que existia na África uma escravidão doméstica, e não uma escravidão mercantil, ou seja, entre vários povos africanos, o escravo não era uma mercadoria, mas sim um braço a mais na colheita, na pecuária, na mineração e na caça; um guerreiro a mais nas campanhas militares.

Esses povos africanos preferiam as mulheres como escravas, já que eram elas as responsáveis pela agricultura e poderiam gerar novos membros para a comunidade. E muitas das crianças nascidas de mães escravas eram consideradas livres pela comunidade. A grande maioria dos povos africanos eram matrilineares, ou seja, se organizavam a partir da ascendência materna, partindo da mãe a transmissão de nome e privilégios. Dessa forma, uma mãe escrava poderia se tornar líder política em sua sociedade, por ter gerado o herdeiro à chefia local.

Perguntas interessantes