Geografia, perguntado por raissaindianara19, 11 meses atrás

como era a divisão do mundo bipolar durante a guerra fria?

Soluções para a tarefa

Respondido por amanda04032
3

Resposta:

O Mundo Bipolar se estabeleceu após a Segunda Guerra Mundial (1945), onde grande parte dos países europeus envolvidos no conflito, em especial a Alemanha, Itália, Áustria, Reino Unido e França, encontravam-se extremamente abalados devido à destruição de indústrias, propriedades agrícolas, pontes, rodovias, ferrovias, além da redução significativa do contingente populacional. Esse cenário foi propício para expansão da influência estadunidense e soviética que, mesmo participando ativamente desse conflito, conseguiram atingir prosperidade econômica, fortalecer o aparato militar, fabricar armas nucleares e exercer controle em alguns territórios. A União Soviética passou a exercer influência no Leste Europeu, em Cuba e em algumas porções da África e da Ásia. Os Estados Unidos, por sua vez, criou o Plano Marshall, destinando verbas para a reestruturação dos países envolvidos na guerra.

Explicação:

O chamado Mundo Bipolar foi caracterizado por um período em que Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) despontaram como as maiores potências mundiais. Esses dois países apresentavam grande influência política, econômica e militar, interferindo nas relações políticas de todo o planeta.


raissaindianara19: obgd
Respondido por brunarosin65
4

Resposta:

Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica. O cenário de destruição nessas nações era enorme, a infraestrutura estava totalmente abalada, além da grande perda populacional. Apenas Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, apesar dos prejuízos gerados pela participação na Guerra, conseguiram manter uma estabilidade financeira.


raissaindianara19: obgd
Perguntas interessantes