como era a alimentação do grupo do homem de gelo
Soluções para a tarefa
Homens enfrentavam animais, enquanto mulheres e crianças coletavam frutos
Ataque planejado
Os caçadores pré-históricos provavelmente acompanhavam a migração de manadas de animais, procurando cercá-las em desfiladeiros na hora do ataque. A caçada era realizada por grupos com arcos, flechas e lanças, atiradas às vezes com a ajuda de propulsores – uma espécie de estilingue rústico, que duplicava o alcance das lanças.
Enriquecendo o cardápio
Alguns estudos sugerem que há cerca de 40 mil anos, na Europa, já havia uma certa divisão de trabalho entre homens e mulheres. Enquanto eles se encarregavam da caçada, elas, acompanhadas das crianças, coletavam frutos silvestres, que não só completavam a alimentação, como muitas vezes eram um importante item da dieta.
Tempero diferente
Parte da caça era assada para consumo imediato em fogueiras coletivas. Existem poucos dados sobre o uso de temperos, mas é possível que cinzas tenham servido para salgar os alimentos. Uma grande parte do animal abatido podia ser transformada em carne seca e armazenada para o consumo no inverno. O fogo era obtido com faíscas da fricção de pedras e gravetos.
A partilha
As famílias dos homens que participaram da caçada dividiam entre si o animal capturado. A carne era cortada com facas e talhadores lascados em pedras. A pele era retirada com cuidado – com o uso de facas e raspadores de pedra ou ossos -, pois servia como matéria-prima para fazer roupas e cobrir cabanas.
Artesanato de guerra
Lanças, flechas e arcos usados nas caçadas eram feitos de madeira. As pontas das lanças e das flechas podiam ser de osso ou de pedra lascada. É difícil dizer com certeza quem fazia esses objetos, mas provavelmente era uma tarefa masculina.