Geografia, perguntado por lucasjosediniz11, 5 meses atrás

Como e quando ocorreu a formação do bloco?
Quais são os países membros?Quais são as exigências para fazer partes do bloco?
Quais são seus objetivos?
O que tem sido feito pelo bloco?
Quais são seus principais impactos países membros?
São para OEA NATFA UNASUL ALBA CAN ALADI
por favor é pra amanhã.ajuda por favor


Usuário anônimo: Tem imagem?

Soluções para a tarefa

Respondido por cunhadiana864
8

Resposta:

1 )O primeiro bloco econômico foi criado em 1944 pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo, que queriam se fortalecer após ficarem fragilizados pela guerra; No final da Guerra Fria surgiu o 'boom' de novos blocos econômicos; Alguns blocos econômicos mais conhecidos: União Europeia, NAFTA, Mercosul, APEC, ASEAN 2)Países-membros: são os países que fundaram o Mercosul ou aqueles que ingressaram após a criação do bloco. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa) 3 ser membros da Associação Latino-Americana de Intregação (ALADI) e seguir o processo de adesão previsto na normativa interna do MERCOSUL. Enquanto o protocolo de adesão no esteja em vigor, o Estado aderente só tem direito a voz nas reuniões de fóruns e órgãos decisórios do MERCOSUL. 4) Os blocos são vantajosos para a maioria dos países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da União Europeia e do Mercosul. 5)O Mercosul se encontra atualmente no processo de União Aduaneira, que é uma área onde há livre-comércio com tarifa externa comum. Isso se deu a partir do Tratado de Assunção.  

Vários aspectos são tratados pelo bloco nos mais diversos âmbitos da sociedade, tratando de questões comerciais, políticas, culturais e esportivas.  

Se caracteriza como um bloco econômico criado em 1991, atualmente formado por seis países, sendo eles: Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela, Paraguai e Bolívia.    

6)são conduzidos para rumos diferentes, de um lado os interesses norte-americanos de implantar a ALCA que nesse caso favorece o mesmo, pois sua economia e setor produtivo é extremamente superior ao dos outros países dispersos no continente, assim nenhum país subdesenvolvido será capaz.

Perguntas interessantes