Física, perguntado por kaiobreno1111, 6 meses atrás

Como e por que os povos antigos dependiam da observação celeste para sobreviver? Como o movimento do céu estava associado a Natureza aqui na Terra?​

Soluções para a tarefa

Respondido por brunasantos546com
2

Explicação:

Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.Os gregos antigos também contribuíram muito para o avanço da Astronomia. Muitos filósofos gregos elaboraram modelos com o intuito de explicar o formato da Terra, as estações do ano, bem como os movimentos do Sol, da Lua e dos outros planetas visíveis a olho nu.

Um desses filósofos foi Tales de Mileto (624-546 a.C.), que considerava a Terra um disco plano preenchido por água. Pitágoras de Samos (572-479 a.C.), por sua vez, acreditava que a Terra apresentava formato esférico. Já Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.) explicou que as fases da Lua dependiam da iluminação solar, ao observar a formação de sombras durante os eclipses, e também defendia a hipótese de que o Universo fosse finito e esférico e que, juntamente aos astros, fosse imutável: sempre existira e sempre existiria.

A visão de Aristóteles do sistema solar era qualitativa, pois usava de poucos recursos matemáticos para justificar seu modelo. Sua interpretação logo tornou-se aceita, acolhida e difundida por séculos, contribuindo para a propagação de conceitos físicos e astronômicos equivocados. Entre esses equívocos, podemos ressaltar o éter: a substância proposta por Aristóteles que comporia os corpos celestes, cuja existência foi investigada até meados do século XIX.

ESPERO TER AJUDADO

Respondido por karol20gonca
6

O estudo dos astros pelas antigas civilizações permitia a distinção entre épocas de plantio e colheita, sendo que, muitas delas elaboraram até mesmo calendários (uma delas são os gregos que demonstravam as estações do ano e tentavam explicar o formato da Terra).

Com o movimento de translação da Terra, a mesma se reclina em determinadas épocas do ano, trazendo as estações. O movimento de reclinação poderia aumentar ou diminuir a incidência solar, sendo possível obter dias ou noites mais longas e até mesmo, a mudança de temperatura. Além disso, o mesmo fenômeno faz com que a visão do céu seja mudada.

Perguntas interessantes