como e organizado e estruturado o sistema de ensino brasileiro
Soluções para a tarefa
Os órgãos responsáveis pela educação, em nível federal, são o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). Em nível estadual, temos a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação. E, por fim, em nível municipal, existem a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Conselho Municipal de Educação (CME).
A educação básica no Brasil constitui-se do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio.
De acordo com o art. 21 da Lei n.º 9.394/96, a educação escolar (não a educação básica), além das três citadas anteriormente, compõe-se também do nível superior.
O sistema de ensino brasileiro é definido e regularizado pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) possuindo órgãos específicos a nível federal, estadual e municipal.
Assim, a Educação Escolar é dividida em educação infantil, educação fundamental, ensino médio e ensino superior, cujas instituições podem ser públicas ou privadas e incluírem distintas modalidades, como por exemplo educação de jovens e adultos (EJA), educação profissional ou técnica, educação especial e educação a distância (EAD).
Organização e estrutura do Sistema de Ensino Brasileiro?
A LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) é a lei que, baseada na Constituição Federal, define e regulariza o sistema educacional brasileiro.
Esse sistema é responsabilidade de diferentes órgãos a nível federal, estadual e municipal, são eles:
- Nível federal: Ministério da Educação (MEC) e Conselho Nacional de Educação (CNE).
- Nível estadual: Secretaria Estadual de Educação (SEE), Conselho Estadual de Educação (CEE), Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação.
- Nível municipal: Secretaria Municipal de Educação (SME) e Conselho Municipal de Educação (CME).
Sob essa perspectiva, a Educação Escolar brasileira é formada pela educação infantil, educação fundamental, ensino médio e ensino superior.
Nesse sentido, esses diferentes níveis podem se apresentar em diferentes modalidades como por exemplo educação de jovens e adultos (EJA), educação profissional ou técnica, educação especial e educação a distância (EAD).
Por fim, cabe destacar que as instituições de ensino podem ser públicas (administradas pelo poder público) ou privadas (administradas por pessoas jurídicas).
Aprenda mais sobre o sistema de ensino brasileiro:
https://brainly.com.br/tarefa/41915148