Como é o sotaque de SC?
Soluções para a tarefa
Eu já vi muita gente falando sobre o sotaque de santa catarina. O que poucos sabem, é que esse estado é muito diversificado nesse sentido.
Todo mundo acha que nós falamos iguais aos manés da ilha, mas nada a ver. Na realidade existe uma espécie de rincha do litoral com o resto do estado, porque como sempre, os do litoral se acham superiores, xingando tudo e todos que não são da capital.
Na realidade poucos levantam a bandeira para rebater, e quando isso acontece, na maioria dos casos é somente na defesa. O povo do interior é honesto(não que o da capital não seja) e é mais quieto, isso sim, é um povo mais humilde.
O povo mais humilde surge porque a maioria dos viventes daqui é descendente de gaúchos ou paranaenses que viviam na roça. Esses viventes eram vindos da europa, em grande massa da itália e da alemanha. A maioria chegou aqui assim, muitos nem falando português, ou falando um português diferente. A verdade é que o r é fraco, tanto para italianos como para os alemães. As línguas acabaram se fundindo, ainda, alguns possuem uma leve deficiencia na pronuncia das palavras. Nesta região falar carro ou caro é a mesma coisa, a pronúncia é a mesma.
No extremo oeste, ou grande oeste, como quiser, já falam mais puxado para o paranaense, falando o R igual ao do paraná ou o dos EUA. É um sotaque mais parecido com minas.
Já na metade e no centro do estado, falam mais puxado ao alemão mesmo. Porém, lá a pronúncia é mais cantada.
Quem fala diferente de todo o resto do estado mesmo é na capital, onde existe o manezês e emendam as palavras, e tudo mais. O sotaque é parecido com o português da europa.
Só isso…
Boa semana!