Artes, perguntado por giovana121708, 10 meses atrás

como é o mito da criação do mundo para os povos da língua Tukano?​

Soluções para a tarefa

Respondido por luizavillela317
3

O Avô do Universo, Umuku Ñehku, é um ser que já existia nesse mundo. Ele vivia na Maloca do Céu, Umusé Wikhã. Na Maloca do Céu existia dia e noite, tinha terra no chão, tinha as partes do corpo que eram a lança-chocalho, forquilha de cigarro, cuia de ipadu, suporte de cuia, cabo de enxó, banco. Essas coisas só existiam dentro daquela casa. Com esses instrumentos e poderes, Avô do Universo, trabalhava dias, meses e anos, rezando.
Respondido por biamaretti
1

LÍNGUAS

A família lingüística Tukano Oriental engloba pelo menos 16 línguas, dentre as quais o Tukano propriamente dito é a que possui maior número de falantes. Ela é usada não só pelos Tukano, mas também pelos outros grupos do Uaupés brasileiro e em seus afluentes Tiquié e Papuri. Desse modo, o Tukano passou a ser empregado como língua franca, permitindo a comunicação entre povos com línguas paternas bem diferenciadas e, em muitos casos, não compreensíveis entre si.

Em alguns contextos, o Tukano passou a ser mais usado do que as próprias línguas locais. A língua tukano também é dominada pelos Maku, já que precisam dela em suas relações com os índios Tukano. Já as línguas classificadas como tukano ocidentais são faladas por povos que habitam a região fronteiriça entre Colômbia e Equador, como os Siona e os Secoya.

Considerando o significativo número de pessoas da bacia do Uaupés que estão residindo no Rio Negro e nas cidades de São Gabriel e Santa Isabel, estima-se que cerca de 20 mil pessoas falem o Tukano. As outras línguas desta família são faladas por populações menores, predominando em regiões mais limitadas. É o caso dos Kotiria e Kubeo no Alto Uaupés, acima de Iauareté; do Pira-tapuya no Médio Papuri; do Tuyuka e Bará no Alto Tiquié; e do Desana em comunidades localizadas no Tiquié, Papuri e afluentes.

Perguntas interessantes